Alagoas
Uncisal concede título de Doutor Honoris Causa ao médico José Maria Constant

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizará, no próximo dia 6 de maio, a sessão ordinária do Conselho Superior Universitário (Consu) com a entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao médico infectologista José Maria Cavalcanti Constant. A cerimônia também será marcada pela entrega da Medalha Ib Gatto Falcão ao secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Sílvio Romero Bulhões Azevedo, e à servidora Tânia Mara de Carvalho Véras, que comemora este ano 46 anos de serviços prestados à Universidade.
Os nomes das personalidades que receberão as mais altas honrarias da Uncisal foram aprovadas pelo Consu. A cerimônia acontecerá às 19h, no auditório Djalma Brêda, no prédio-sede da Uncisal.
O Título de Doutor Honoris Causa é o mais importante concedido por uma universidade, sendo uma forma de reconhecer e homenagear personalidades que se destacaram por sua obra e atuação e que contribuíram significativamente para a sociedade e para o desenvolvimento da ciência e do saber.
José Maria Constant é médico infectologista e professor da Uncisal há mais de 50 anos. Iniciou sua trajetória na então Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal), hoje Uncisal, sendo professor da primeira turma de Medicina. Ainda hoje está na sala de aula, contribuindo para a formação dos estudantes da instituição.

É uma das maiores referências no país na área da infectologia. Esteve envolvido em discussões sobre o manejo das novas arboviroses, como o zika vírus e chikungunya, e aspectos clínico-epidemiológicos das infecções no Brasil e síndromes associadas. Na época da pandemia da Covid-19, tornou-se uma das principais fontes entre os profissionais sobre o assunto.
Para o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, a atuação do professor José Maria Constant na universidade reflete seu compromisso com a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da saúde pública, especialmente no contexto das doenças infecciosas que afetam a população nordestina. Por meio de sua experiência e dedicação, o médico e professor contribui significativamente para o avanço do conhecimento e para a melhoria da qualidade do atendimento médico na região.
“É um orgulho para a Uncisal contar, no seu quadro, com um professor como José Maria Constant. É um ícone do ensino em saúde. Formou uma imensidão de profissionais em nosso estado, sendo um exemplo constante de amor pela arte de curar, de ensinar e de se doar. É uma inspiração para todos que passaram e passam por seus ensinamentos”, destacou o reitor.
Medalha Ib Gatto Falcão
A Comenda Ib Gatto Falcão é considerada a maior honraria concedida pela Uncisal a personalidades que se destacaram pelo seu papel junto à instituição. Ib Gatto Falcão é apontado como um dos responsáveis pela criação da então Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL), que veio a dar origem posteriormente à universidade.
No próximo dia 6 de maio, a Uncisal fará a entrega da Medalha Ib Gatto Falcão ao secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Sílvio Romero Bulhões Azevedo, e à servidora Tânia Maria de Carvalho Véras, que este ano comemora 46 anos de serviços prestados na Uncisal.

O reitor Henrique Costa destacou a importância dos dois homenageados para a instituição. Segundo ele, a entrega da medalha que leva o nome do médico IB Gatto Falcão destaca valores que a instituição quer promover, como inovação, excelência, dedicação ao bem comum e humanismo.
“As homenagens que estamos fazendo com essas ilustres figuras vinculadas à vida de nossa universidade são de extrema relevância. Seja porque é um reconhecimento pela grande importância delas ao desenvolvimento institucional na área do ensino e da pesquisa, seja pela dedicação ímpar que elas têm com a Uncisal”, completou o reitor.
Para ele, com o secretário Sílvio Bulhões, a pesquisa vem ganhando grande destaque e apoio. “É um dos homens públicos mais atuantes e resolutivos que a ciência, a tecnologia e a inovação poderiam ter como fiador em nosso estado. Um jovem, mas de carreira já muito consolidada, não só no cenário local, mas também nacional. Sílvio Bulhões vem promovendo uma grande revolução no ambiente da ciência e inovação em Alagoas, com o apoio do governador Paulo Dantas. A Uncisal ganhou muito com sua atuação na área, principalmente na ação conjunta com o presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes”.
Sobre a servidora Tânia Véras, que atua na Biblioteca Central da Uncisal, ele destaca que ela se tornou um símbolo de servidora pela sua dedicação e comprometimento com a instituição há mais de 40 anos.
“É uma das figuras mais carismáticas e mais apaixonantes que temos em nossos quadros. De um coração maternal e acolhedor, vai muito além do escopo de seu cargo e abraça a cada um dos que a encontra como verdadeiro filho, não poupando esforços para pacificar, acalmar, ajudar, orientar, acolher”, concluiu o reitor.
Mais lidas
-
1TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record
-
2ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
5SENTENÇA ELEITORAL
Justiça julga procedente investigação contra laranjas em Dois Riachos