Economia
Cabe à China diminuir tensões comerciais, diz secretário do Tesouro dos EUA

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que cabe à China diminuir tensões comerciais com os EUA, frente ao atual nível "insustentável" das tarifas entre ambos. Em entrevista à CNBC, Bessent evitou comentar diretamente se o presidente norte-americano, Donald Trump, já telefonou para o presidente chinês, Xi Jinping, mas disse que os governos estão em contato "em todos os aspectos".
Questionado, o secretário do Tesouro afirmou que ficou surpreso com a reação de investidores aos sus comentários durante uma reunião a portas fechadas do JPMorgan, que aconteceu na semana passada. "Não há nada que eu tenha dito na reunião que eu não tenha dito antes para a imprensa", disse, reiterando que espera uma desescalada na situação comercial.
Bessent destacou como positiva a isenção da China sobre determinados bens norte-americanos, em um processo "silencioso" que foi revelado pelo Wall Street Journal durante o fim de semana. "Mostra que eles têm a intenção de reduzir tensões", pontuou.
Ele, contudo, ressaltou que não vê a China como um parceiro comercial confiável, o que, na visão dele, reflete a escolha de empresas americanas como a Apple de retirar a produção do país.
"A China nos deu uma lista dos bens que são essenciais para eles para negociarmos. Mas também temos uma lista do que fazer para escalar as tensões comerciais, que espero não ter que usar", alertou Bessent.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
4CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição