Economia
Haddad diz que Brasil está com agenda correta para comércio exterior e destaca Mercosul-UE

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 28, que o País deve manter a tração no comércio exterior e que o Brasil tomou a direção correta nesta temática, com destaque para o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. "O Brasil é uma economia grande demais para ser satélite de outra. Então, manter os canais de comércio abertos com os três grandes blocos econômicos me pareceu uma atitude muito saudável da parte do presidente Lula, inclusive diante das provocações recentes que o Brasil viveu", frisou, durante participação no evento J. Safra Macro Day 2025.
Haddad defendeu ainda a tese da reglobalização sustentável - de atenção à questão ambiental alinhada à questão econômica - e de fortalecimento do multilateralismo em meio às incertezas econômicas globais.
Para o chefe da equipe econômica, o momento incerto global representa uma oportunidade para o País. "É o momento de fazer valer a sua diplomacia comercial e obter vantagens importantes do ponto de vista de acordos bilaterais", disse.
Haddad mencionou que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, está liderando o processo técnico e colhendo subsídios de todos os Ministérios para discutir o tema do comércio exterior, sob o respaldo de Lula no diálogo com o mundo. "Quando a incerteza é tamanha, você terá alguma prudência, embora conversas estejam acontecendo", afirmou.
Mais lidas
-
1TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record
-
2ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
5GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos