Internacional

Escassez de ovos nos EUA atinge a Páscoa: pessoas estão até tingindo batatas, diz mídia

Sputinik Brasil 20/04/2025
Escassez de ovos nos EUA atinge a Páscoa: pessoas estão até tingindo batatas, diz mídia
Foto: © Foto / Site da Casa Branca

A mídia norte-americana tem relatado uma série de casos que evidenciam o impacto nesta celebração religiosa de um fenômeno que atingiu os Estados Unidos nos últimos dois anos: a escassez de ovos, assim como o aumento de seus preços nas lojas.

Ao longo do mês de abril, a escassez de um dos itens mais básicos na dieta norte-americana alimentou uma série de saídas criativas para as tradições e Páscoa.

"Com os custos altos e os suprimentos escassos, os norte-americanos estão ficando criativos com as tradições dos ovos de Páscoa", observou o The New York Times.

A questão, que se tornou um tema central da campanha vitoriosa do presidente Donald Trump nas eleições do ano passado, continua sendo uma forte preocupação entre os consumidores até 2025, apesar de uma ligeira queda nos preços nos últimos meses.

As razões para o aumento acentuado foram várias, incluindo a inflação crescente — que elevou o custo da ração para galinhas e da distribuição de ovos — e os efeitos da gripe aviária nos Estados Unidos, que levou dezenas de milhões de galinhas poedeiras a morrerem devido à epidemia ou a serem sacrificadas.

"Os ovos, a peça central da Páscoa e das caças aos ovos e rifas em todo o país, vão custar mais do que nos anos anteriores", afirmou o jornal, acrescentando que muitos consumidores norte-americanos estão, portanto, procurando substitutos criativos para ovos de galinha e de chocolate.

"Você pode ver vídeos nas redes sociais e sites de notícias sobre como tingir marshmallows, batatas e até cebolas", afirma o jornal, observando que esses tutoriais se tornaram um sucesso devido à necessidade de milhões de pessoas de celebrar a Páscoa mantendo uma tradição histórica — que remonta aos primeiros cristãos da Mesopotâmia, que adotaram o costume de decorar ovos da cultura persa — mas se adaptando à nova realidade de escassez e preços altos nos EUA.