Geral
Centro de Aquicultura da Codevasf distribui peixes em comunidades rurais de Porto Real do Colégio

Cerca de 2 mil kg de peixes foram distribuídos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para famílias que moram em comunidades rurais no entorno do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro tecnológico e científico da Companhia em Porto Real do Colégio (AL). A unidade da Codevasf produz peixes para repovoamento por meio de peixamentos e para estímulo à aquicultura e aproveitou a tradição da Semana Santa para realizar a doação do pescado oriundos do processo de renovação de matrizes e reprodutores.
No total, foram beneficiadas cerca de 560 famílias dos povoados Castro, Carnaíbas, Angicos, Taperinha, Lagoa Funda e Cariri. A entrega do pescado ocorreu porta a porta e teve início no dia 09 de abril, e será finalizada na quarta-feira (16). A atividade mobilizou moradores das comunidades atendidas e técnicos da Codevasf que participaram da doação.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, também participou da doação de pescado e reforçou a responsabilidade social da empresa com as comunidades rurais que vivem no entorno do Centro de Aquicultura da Companhia. “Essa é uma ação que a Companhia realiza todos os anos aproveitando a troca de matrizes utilizadas para reprodução. Aproveitamos a tradição do consumo de pescado na Semana Santa para levar segurança alimentar a essas famílias, que vivem em comunidades ao redor do centro de aquicultura. É uma ação de apoiar aqueles que são nossos vizinhos e com os quais também temos responsabilidades”, destacou.
Ele ainda apontou outras ações executadas pela Codevasf ao longo dos anos com as comunidades ao redor do centro de aquicultura em Porto Real Do Colégio, como a oferta de cursos pelo Projeto Amanhã da Companhia e a participação de pessoas dessas comunidades em capacitações na área de piscicultura.
Uma das famílias beneficiadas é a da dona Sandra Santos, moradora do povoado Castro, em Porto Real do Colégio. Ela comemorou a chegada do pescado da Semana Santa e destacou a realização anual da ação. “Todos os anos a Codevasf doa o peixe da Semana Santa. O peixe está caríssimo e nem sempre a gente tem o dinheiro para comprar”, afirmou.
Segundo o engenheiro de pesca Vinicius Dias Filho, chefe do Centro de Aquicultura da Codevasf em Alagoas, os peixes doados são das espécies Curimatã, nativa da bacia do rio São Francisco e utilizada nas ações de peixamento da Companhia, e Tambaqui e Tilápia, produzidos para ações de fomento a projetos familiares e empresariais de piscicultura em municípios alagoanos.
Ele ainda explica que os exemplares doados vieram do processo de renovação dos peixes utilizados no centro de aquicultura para produção de alevinos.
“Periodicamente realizamos uma renovação de matrizes e reprodutores para aumentar a eficiência no processo de produção de alevinos utilizados nos peixamentos e para repasse a piscicultores. Aproveitamos o período de aumento no consumo de pescado para fazer a doação também como forma de estimular o consumo de peixes”, revelou o engenheiro de pesca da Codevasf.
Mais lidas
-
1PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
2CASO ANA BEATRIZ
Tragédia em Novo Lino: Polícia encontra corpo de bebê desaparecida
-
3AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
4TERRITÓRIO DIGITAL
Google Maps atualiza demarcação do Território Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios
-
5EDUCAÇÃO
Alunas do Sesi Alagoas representam o Brasil em competição internacional de robótica nos EUA