Internacional
Dólar americano perde status de 'porto seguro' e preocupa investidores com possível aumento de juros
Em meio à turbulência do mercado, os investidores estão deixando de lado tanto os títulos norte-americanos quanto o dólar — outrora o padrão-ouro para a estabilidade monetária internacional.
Nos últimos dez dias, a posição dos Estados Unidos como núcleo do sistema econômico e financeiro global foi questionada. Após gerações em que o dólar americano e seus títulos governamentais eram considerados ativos seguros, os investidores globais começaram a duvidar dessa segurança, de acordo com a Axios.
"Isso não é normal. Em episódios anteriores de turbulência extrema, como setembro de 2008 e nos primeiros dias da pandemia em 2020, o dólar se recuperou à medida que os investidores globais buscavam segurança", escreve o portal.
Mudanças que normalmente ocorrem ao longo de anos foram comprimidas em dias, com mercados de títulos e moedas interagindo de maneira alarmante, sugerindo uma perda de confiança no sistema financeiro centrado nos EUA.
Desde meados de janeiro, o índice do dólar, que mede a moeda em relação a uma cesta de moedas homólogas, caiu 9,3%.
"Isso sugere que a liderança errática, os déficits fiscais crescentes e a rápida erosão dos laços diplomáticos estão deixando os investidores globais cautelosos quanto à exposição excessiva aos Estados Unidos", afirma a publicação.
Com a queda do dólar e o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subindo para 4,5%, a atratividade do dólar como moeda de reserva mundial cai, levando a um processo de rápida desdolarização da economia global, o que pode resultar em taxas de juros mais altas nos EUA e maior pressão para reduzir os déficits.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado