Política
Colegiado debate passeios náuticos e eventos noturnos nas orlas de Maceió

O Conselho Gestor dos Passeios em Embarcações nas Orlas Marítimas e Lugunar de Maceió realizou uma reunião nessa quarta-feira (9), no auditório da Prefeitura de Maceió, para alinhar diretrizes, visando à regulamentação das atividades náuticas ao longo da costa e durante eventos especiais, como o Banho de Lua.
Controle de embarcações, rotas seguras, limites de passageiros, preservação ambiental e o ordenamento do espaço náutico – especialmente durante os eventos noturnos, que têm atraído um número crescente de participantes - foram os principais temas em discussão.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Eduardo Monteiro, a proposta é equilibrar o crescimento do turismo com a preservação ambiental e a segurança dos participantes. “Queremos garantir que os passeios náuticos sejam experiências seguras e memoráveis, tanto durante o dia quanto à noite, especialmente no Banho de Lua, que se tornou um atrativo importante para a cidade,” destacou.
Durante a reunião, os conselheiros destacaram a importância de reforçar a fiscalização, exigir o uso obrigatório de equipamentos de segurança e garantir a capacitação dos condutores. O evento Banho de Lua, conhecido por reunir embarcações e participantes sob a luz do luar, foi tratado com atenção especial. Foram debatidas soluções para garantir sinalização adequada, iluminação das embarcações e controle do fluxo de tráfego marítimo durante essas ocasiões.
Encaminhamentos
Como encaminhamento, o conselho deliberou a criação de um protocolo específico para eventos náuticos noturnos, com normas de segurança e orientações operacionais, com orientações técnicas sobre iluminação, sinalização e controle de fluxo. A proposta será finalizada nas próximas semanas e apresentada oficialmente na próxima reunião do conselho.
Representante da Capitania dos Portos de Alagoas no Conselho, o Capitão de Corveta Josenias Jesus ressaltou a importância da regularização e fiscalização das embarcações. “Nossa prioridade é a segurança da navegação. Todos os condutores devem estar habilitados, e o uso de equipamentos de segurança será intensamente cobrado, sobretudo nos eventos noturnos,” afirmou.
A reunião foi encerrada com o compromisso coletivo de seguir desenvolvendo ações coordenadas para valorizar a atividade náutica, respeitando os limites ambientais e garantindo a segurança de todos os envolvidos. Os participantes reforçaram o compromisso com a segurança, a sustentabilidade e a valorização do turismo náutico responsável nas orlas da região.
Participaram do encontro representantes da Capitania dos Portos, Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas (PMAL/BPA), Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS) e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc).
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias