Alagoas
Em Brasília, secretária de Agricultura discute ampliação da produção e do acesso a mercados
A secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues, e o secretário Executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, estiveram em Brasília, nesta terça (8) e quarta-feira (9), para participar da 31ª Reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar.
Na ocasião, eles também tiveram encontro com o presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí Rafael Fonteles, e as representantes dos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Famílias e Combate à Fome (MDS) e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Entre as pautas da reunião da Câmara Temática estiveram o planejamento de ações junto ao PAS Nordeste - Programa de Alimentos Saudáveis, idealizado pelo Consórcio Nordeste conjuntamente com os estados da região.
A adesão de Alagoas ao programa ocorreu em dezembro de 2024, durante o lançamento realizado em Salvador-BA. O estado terá seis territórios beneficiados com a ação, incluindo o Alto e Médio Sertão, Mata Alagoana, Litoral Norte, Agreste e Bacia Leiteira, atendendo 72 municípios.
“O programa vem como um complemento às políticas públicas já desenvolvidas localmente. Em Alagoas, os programas de inclusão produtiva e a assistência técnica e extensão rural são essenciais para a agricultura familiar. Ao priorizar a produção e distribuição de alimentos saudáveis, conseguimos assegurar qualidade na alimentação das famílias, combatendo à fome e, sobretudo, fomentar os pequenos produtores do nosso estado, impulsionando economicamente as comunidades rurais”, destacou a secretária Aline Rodrigues.
Acesso a mercados
A câmara do Consórcio Nordeste também discutiu com o MDA o apoio financeiro para a realização do Circuito Nordestino de Feiras de 2025, garantindo recursos federais para a realização da 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
O relatório final do balanço das feiras realizadas em 2024 foi apresentado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Dos nove estados da região, Alagoas ficou no 4º lugar em volume de vendas de produtos da agricultura familiar e economia solidária durante a feira realizada em dezembro, em Maceió.
“É fundamental fazer essas parcerias para seguirmos fortalecendo a agricultura familiar e a economia solidária em nosso estado. Com esses apoios, vamos realizar a 2ª Feira Alagoana de Agricultura Familiar e Economia Solidária ainda maior e mais estruturada, criando novas oportunidades para quem produz no campo e conectando nossos agricultores e agricultoras diretamente com a sociedade”, ressaltou o secretário Executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino.
Durante as discussões, também foi apresentada a Política da APEX para agricultura familiar, como forma de escoamento da produção através do acesso aos mercados internacionais, influenciando no crescimento da atividade. Foram iniciadas as tratativas para que os estados possam integrar a missão Brasil-Europa.
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias