Geral
Um posto militar antigo na Macedônia do Norte na verdade era uma cidade próspera pré-romana (FOTOS)

Os arqueólogos revelaram um significativo assentamento antigo no local de escavação Gradishte perto da vila de Crnobuki, na Macedônia do Norte, desafiando as suposições anteriores sobre a importância histórica do local, relata o portal científico Arkeonews.
O portal destaca que, inicialmente considerado um mero posto militar estabelecido para se defender das incursões romanas, as descobertas sugerem que Gradishte era, na verdade, uma cidade próspera com uma rica vida cultural e econômica, anterior ao Império Romano em séculos.

Segundo o artigo, os cientistas descobriram o fato de que a acrópole de Gradishte se estende por pelo menos sete acres.
Essa área vasta, continua a publicação, produziu uma grande quantidade de artefatos, incluindo machados de pedra, moedas, um bilhete de barro para um teatro, cerâmica, peças de jogos e ferramentas têxteis. Tudo isso é evidência concreta de um assentamento próspero que remonta a pelo menos 360 a.C.
"Essa descoberta é significativa. Ela destaca as complexas redes e estruturas de poder da antiga Macedônia, especialmente devido à localização estratégica da cidade ao longo das rotas comerciais para Constantinopla. Figuras históricas como Otávio e Agripa podem ter atravessado essa área a caminho do confronto com Cleópatra e Marco Antônio na Batalha de Áccio", ressalta Nick Angeloff, arqueólogo da equipe de pesquisa.
Além disso, o portal enfatiza que técnicas arqueológicas modernas, incluindo radar de penetração no solo e LIDAR implantado por drones, revelaram o tamanho extenso do assentamento e suas origens antigas, com a descoberta de uma moeda da época de Alexandre, o Grande, sugerindo uma ocupação humana que remonta à Idade de Bronze (3,300-1,200 a.C.).

Observa-se que os artefatos desenterrados em Gradishte, datados entre 360 a.C. e 670 d.C., revelam um longo período de habitação e desenvolvimento cultural, destacando seu papel como um dos primeiros estados modernos da Europa e um dos principais contribuintes para a evolução política e cultural da região.

Assim, finaliza o artigo, as descobertas em Gradishte não apenas reformulam nossa compreensão da narrativa histórica da Macedônia do Norte, mas também destacam a interconexão de civilizações antigas, oferecendo percepções valiosas sobre o desenvolvimento dos primeiros estados europeus e sua influência duradoura no mundo.
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias