Alagoas

Secretaria de Prevenção à Violência realiza ação social integrada em diversos pontos da orla

Marco Aurélio Mello 09/04/2025
Secretaria de Prevenção à Violência realiza ação social integrada em diversos pontos da orla
Equipes do Ronda e da Rede Acolhe realizaram busca ativa em diferentes pontos da Orla de Maceió - Foto: Ascom Ronda

A Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta terça-feira (8), mais uma etapa da ação social integrada na Orla de Maceió. Equipes do Ronda no Bairro e da Rede Acolhe iniciaram as atividades nas imediações do Marco dos Corais, realizando busca ativa, acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco especial em dependentes químicos. As ações serão intensificadas ao longo do mês de abril.

 

Também foram visitadas as praças do Skate, Lions e da Aroeiras, além das áreas próximas ao hotel Hitz Plazamar e início da Pajuçara, que são regiões de grande concentração de pessoas em vulnerabilidade social.

 

Durante as abordagens foram oferecidos diversos serviços como tratamento gratuito para dependentes químicos, auxílio psicológico e assistencial e expedição de documentos, através da Casa de Direitos, que é um equipamento público, coordenado pela Superintendência de Prevenção à Violência da Seprev.

 

“As ações visam proporcionar mais dignidade e oportunidade de mudança para as pessoas em vulnerabilidade, já que muitas vezes elas têm dificuldade de acesso ao serviço público”, afirmou o assessor Executivo de Articulação e Gestão Estratégica da Rede Acolhe, Anax Bruno,

 

Já a chefe da equipe de Articulação e Mobilização do Ronda no Bairro, assistente social Pollyana Cavalcante, destaca que o trabalho de abordagem social é rotineiro e acontece em todas as áreas de atuação do Ronda. “Agora, por determinação do governador Paulo Dantas, o objetivo é intensificar as ações na missão de transformar vidas, oferecendo serviços que resgatam a dignidade da pessoa humana”, ressaltou.


De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o aumento das ações vai acontecer ao longo de todo o mês de abril e permite que o Governo de Alagoas ofereça uma nova chance a quem mais precisa. “Estamos reforçando esse trabalho para garantir que o acolhimento seja feito de forma digna, com acesso a tratamento gratuito e acompanhamento especializado. Nosso objetivo é construir uma Alagoas mais segura e humana, com oportunidades reais de reinserção social”, afirmou Dória.