Alagoas
Hemoal promove duas coletas externas de sangue nesta terça-feira

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove simultaneamente duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (8), das 8h às 16h. As ações ocorrem em Arapiraca, na Praça Marque da Silva, no bairro Centro, e em Maceió, na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), no bairro Centro.
Por meio desta ação, o Hemoal tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários que desejam doar sangue, mas não dispõem de tempo para se deslocar até os postos de coleta fixos. Paralelamente, estas ações itinerantes do hemocentro alagoano contribuem para manter estabilizado o estoque, visando atender as maternidades e hospitais.
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde para doar sangue, está ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
Se o candidato à doação de sangue tiver contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.
No caso dos candidatos à doação de sangue que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, ficam proibidos de praticar o gesto voluntário. Os doadores de sangue devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
Mais lidas
-
1PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
2CASO ANA BEATRIZ
Tragédia em Novo Lino: Polícia encontra corpo de bebê desaparecida
-
3AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
4ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias
-
5TERRITÓRIO DIGITAL
Google Maps atualiza demarcação do Território Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios