Internacional
Moscou envia provadores 'inteligentes' para América Latina

Um desenvolvedor russo de tecnologias de digitalização 3D de modelos humanos e ajuste virtual de roupas expandiu sua presença na América Latina em 2024, fornecendo equipamentos de alta tecnologia para o Brasil e o México, disse Stepan Kovalenko, vice-chefe do Departamento de Investimento e Política Industrial de Moscou.
Segundo a autoridade, os produtos de alta tecnologia das empresas da zona econômica especial de Moscou Technopolis Moskva estão em demanda não apenas nos mercados domésticos, mas também nos mercados exteriores.
As exportações de mais de 30 empresas moscovitas incluem:
"Por exemplo, a Texel, fabricante de scanners 3D, entregou seu provador virtual a um dos maiores varejistas brasileiros em 2024. O desenvolvimento é capaz de produzir um modelo digital tridimensional de uma pessoa em 90 segundos e usar os dados obtidos para selecionar roupas e tirar medidas para alfaiataria", disse Stepan Kovalenko.
As instalações de produção da empresa estão localizadas na unidade Pechatniki da zona econômica especial Technopolis Moskva.
Um sistema de inteligência artificial foi implementado no provador virtual da empresa, permitindo que os clientes vejam como as roupas ficarão nelas antes de fazer a compra.
Os scanners 3D podem ser aplicados não apenas na indústria, mas também na medicina e no setor esportivo.
"As principais vantagens da localização da produção na zona econômica especial Technopolis Moskva incluem a provisão de infraestrutura. As empresas recebem lotes de terreno e áreas prontas para produção, centros de desenvolvimento e laboratórios. Diversas preferências fiscais significativas estão disponíveis para empresas com status de residentes. As empresas estão isentas de impostos sobre propriedade, terrenos e transporte por dez anos. A alíquota de imposto sobre o lucro é de apenas 2%, em vez de 20. Os residentes também estão isentos de impostos alfandegários e imposto sobre valor agregado na importação de bens e equipamentos ao aplicar o procedimento de zona alfandegária livre", disse Gennady Dyogtev, diretor-geral da zona econômica especial Technopolis Moskva.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW