Alagoas

Centro de Inovação do Jaraguá conecta empresas locais para fortalecer parcerias estratégicas

Bruna Tojal / Ascom Secti 01/04/2025
Centro de Inovação do Jaraguá conecta empresas locais para fortalecer parcerias estratégicas
Projeto visa tornar a gestão de projetos mais eficiente, confiável e estratégica, impulsionando a inovação no setor público - Foto: Ascom Secti



O Centro de Pesquisa da Ufal (Edge) fechou parceria com a Soluções Ágeis em gestão de Projetos (SAS), ambos sediados no Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT), com o objetivo de desenvolver uma solução unificada para gestão de projetos, facilitando a automação de processos. A iniciativa reforça o compromisso do Centro de Inovação do Jaraguá em proporcionar um ambiente dinâmico que estimula o networking e fomenta parcerias inovadoras entre as empresas sediadas.

 

O acordo de parceria visa aprimorar a automação dos processos da empresa, simplificar o acompanhamento de resultados e aumentar a eficiência e a confiabilidade da gestão de projetos.

Entre as melhorias planejadas, destaca-se a adoção de ferramentas de visualização inteligente para monitorar métricas e indicadores, possibilitando uma análise mais estratégica dos dados. O objetivo é reduzir o trabalho manual, diminuir erros operacionais e aumentar a capacidade de resposta das equipes envolvidas.

 

Para o gerente de Marketing e Comunicação do Edge, Lucas Lisboa, o papel do CIPT é fundamental para unir parcerias com as empresas de modo geral.

 

“O papel do CIPT no processo é fundamental, pois é o local onde as duas organizações estão sediadas. Foi aqui que representantes das duas partes fizeram um primeiro contato, identificaram as possibilidades de atuação em parceria e conseguiram definir um escopo de trabalho. Outro ponto importante é que essa proximidade facilitou a realização das reuniões para discussão técnica”, destacou Lucas.

 

O Centro de Inovação abriga mais de 30 empresas, e é o maior polo de inovação e tecnologia do estado. Além das áreas de coworking gratuitas, o Polo Tecnológico também é sede de grandes empresas e centros de pesquisa de Alagoas. Para o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, promover um espaço que seja ponte para o crescimento dos empreendimentos alagoanos é fomentar o desenvolvimento econômico do estado.

 

“O CIPT nasceu com o propósito de unir o ecossistema inovador do estado, além de promover networking entre as empresas e ser um espaço gratuito e agradável para a sociedade de modo geral. Saber que as trocas das empresas sediadas no polo estão sendo produtivas é muito importante para que possamos cada vez mais investir nessas parcerias estratégicas”, frisou o secretário

 

Para o diretor de Relações Institucionais do Edge, Mário Hozano, a formalização de acordos de parceria com empresas alagoanas é fundamental para fortalecer o ecossistema de Inovação no Estado. “A gente, muitas vezes, fecha projetos com grandes empresas multinacionais, mas ter projetos com organizações que nasceram em Alagoas é uma satisfação imensa. Entendemos que, dessa forma, colaboramos de maneira significativa para o nosso estado, não só colocando nossos profissionais para trabalhar com tecnologia em projetos grandiosos, mas também desenvolvendo soluções capazes de contribuir para o crescimento do ecossistema de Inovação aqui de Alagoas”, afirma.