Alagoas
Mutirão de documentação leva cidadania para 560 agricultores familiares de Penedo
Levar cidadania aos agricultores familiares de Penedo é um dos pilares do Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e superintendência estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A iniciativa foi realizada na sede do Sebrae Alagoas, em Penedo, de quarta (26) a sexta-feira (28), e atendeu 560 agricultores familiares.
A ação, que é realizada nacionalmente através do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, integra o projeto Agricultura Familiar em Movimento, desenvolvido pela Seagri. Os serviços são voltados para as mulheres agricultoras e suas famílias, ampliando o acesso a documentos básicos para a zona rural dos municípios de forma gratuita.
Para a gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Joseani Castro, o mutirão descentralizou os serviços das instituições e alcançou inúmeros agricultores familiares, entre eles indígenas e povos ciganos.
“Ter acesso à cidadania é um direito de todos, e com essa ação podemos alcançar a população da zona rural que, muitas vezes, não podem se deslocar até a zona urbana ou à capital para emitir a documentação que estão precisando. Em Penedo, além de realizar a iniciativa, realizamos uma busca ativa dessas, disponibilizando transporte para que esses agricultores participassem do mutirão. Estamos empenhados em garantir a igualdade e o acesso a políticas públicas e serviços essenciais para o agricultor familiar”, disse Joseani Castro.
Durante a ação, foram realizados atendimentos de emissão registro de nascimento, identidade (RG) e ID Jovem, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Cadastro Ambiental Rural (CAR); Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), atualização de CadÚnico, emissão da carteira do idoso, ação do Criança Feliz, rodas de conversa, entre outros.
Em Penedo, a iniciativa contou com a parceria dos órgãos Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag); as secretarias de Estado de Alagoas da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); o Instituto de Identificação (POL); Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Penedo.
Mais lidas
-
1EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
2FUTEBOL
Libertadores: Rádio Nacional transmite hoje Flamengo e Central Córdoba
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Entrada do aplicativo ‘99’ divide opiniões e mexe com o transporte urbano local
-
5REGULAMENTAÇÃO DOS APLICATIVOS
Projeto de vereadores que compõe a Mesa Diretora restringe atuação de autônomos em Palmeira dos Índios