Internacional
Sem ajuda dos EUA e desesperado: Zelensky crê que líderes da UE auxiliarão Kiev com inteligência

Vladimir Zelensky disse nesta sexta-feira (28) que os líderes europeus concordaram em dar à Ucrânia maior acesso a ferramentas de coleta de inteligência da União Europeia (UE), incluindo satélites.
"Nós concordamos com parceiros de alguns países — não entrarei em detalhes agora — em expandir — esta é uma iniciativa europeia — o acesso da Ucrânia à inteligência, tecnologias relevantes e satélites que nossos colegas europeus têm", disse Zelensky durante uma longa entrevista televisionada.
Zelensky falou um dia depois de o presidente francês, Emmanuel Macron, ter sediado uma cúpula da "coalizão dos dispostos" em Paris, que discutiu opções para apoiar a Ucrânia sem os Estados Unidos.
Na quarta-feira (26), Zelensky disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a retomada do apoio da inteligência dos EUA à Ucrânia.
Sem apoio, maiores perdas
Se a Ucrânia perder o suporte dos EUA, inclusive os veículos blindados de combate Bradley, munições e projéteis distintos, as Forças Armadas da Ucrânia perderão mais soldados, relatou no início deste mês a revista The Economist.
A revista destaca que a perda dos Bradley e de projéteis GMLRS, guiados por GPS, dará ao Exército russo a maior liberdade de manobra na linha de frente, criando problemas para os ucranianos.
"Uma ordem de interrupção dessas armas resultaria simplesmente em […] mais ucranianos mortos", sublinha a revista, citando Nazary Kishak, tenente sênior das forças ucranianas.
Observa-se que os militares ucranianos dependem muito do apoio norte-americano, mais precisamente no fornecimento de munições para peças de artilharia.
"Não está claro se os Estados Unidos interromperão outra assistência vital, como o acesso aos satélites Starlink e o compartilhamento de inteligência sobre alvos nas profundezas da Rússia", finalizou.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
2INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
3OBITUÁRIO
Cardiologista alagoano morre em acidente com jet ski na orla de Aracaju
-
4FUTEBOL
Após título da Copa Alagoas, CSE volta a campo nesta quarta-feira contra o CSA pela seletiva da Copa do Brasil; vaga pode render R$ 1 milhão ao clube
-
5MESMA DATA DO GOLPE MILITAR
Tentativa de golpe em Rio Largo: presidente da Câmara lê carta de renúncia falsa e prefeito Carlos Gonçalves reage com indignação