Alagoas

Secretaria da Mulher discute em SP uso de dados para construção de políticas baseadas em evidências

Jaci Lira/Ascom Semudh 26/03/2025
Secretaria da Mulher discute em SP uso de dados para construção de políticas baseadas em evidências
Secretária Maria Silva falou da importância do uso de indicadores para construção do Plano de Políticas para Mulheres de Alagoa - Foto: @dubillafoto


A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, participou, nessa terça-feira (25), do lançamento global da Alliance for Data, Evaluation and Policy Training (ADEPT). O evento aconteceu em São Paulo, no Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper), e reuniu especialistas para discutir a importância da construção de políticas públicas baseadas em evidências.

 

O Insper atua, no Brasil, como escritório do J-PAL [Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab), centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza no mundo.

 

Sob moderação da gerente de Políticas Públicas do J-PAL, Ariana Britto, e ao lado de outros especialistas, a secretária Maria Silva participou do painel intitulado "Construindo um ecossistema de evidências para políticas na América Latina e Caribe", e contribuiu com reflexões sobre os desafios e oportunidades na utilização de dados e evidências para a formulação de políticas públicas eficazes.

 

Em sua fala, ela ressaltou a importância das evidências para o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). "Quando a gente pensa na construção de políticas públicas, temos que voltar o nosso olhar para os dados que irão basear o nosso trabalho, principalmente na gestão pública, onde enfrentamos desafios para a implementação. E foi com essa preocupação que elaboramos o Primeiro Plano de Políticas para Mulheres de Alagoas, que atende às demandas de mulheres em diversos recortes", ressaltou a secretária, destacando a importância das evidências para o trabalho desenvolvido pela Semudh.

 

Formalizada em parceria com o Insper e o J-PAL, a ADEPT tem como propósito fortalecer a capacitação e o uso de evidências na formulação de políticas, promovendo um ambiente de cooperação entre pesquisadores, gestores e organizações comprometidas com a melhoria da governança e da tomada de decisões baseadas em dados.

 

Também participaram do painel o vice-presidente acadêmico do Insper, Sergio Lazzarini; a vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann, Alessandra Benedito; e o secretário de Monitoramento e Avaliação do Governo Federal, Sérgio Firpo.

 

Parceria com J-PAL

 

Desde 2024, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos possui parceria com o centro de pesquisa J-PAL, realizando processo formativo para a equipe técnica da Semudh, Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Instituto GENi; além de oficinas de construção dos indicadores para monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres de Alagoas.

 

Foi também por meio da parceria com o J-PAL e o Instituto GENi que a Semudh iniciou a estruturação do Observatório de Políticas Públicas de Gênero.