Alagoas

Itec participa do III Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso

Viviane Chaves / Ascom Itec 26/03/2025
Itec participa do III Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso
A programação do workshop se estende por todo dia e também conta com importantes debates e apresentações - Foto: Daniel Cabral / Ascom Itec


O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) participou do III Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso, realizado nesta quarta-feira (26) na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O evento reuniu gestores, especialistas e órgãos estratégicos para debater medidas de enfrentamento aos impactos das chuvas no estado.

 

 

Um dos destaques do encontro foi a apresentação do novo sistema de previsão do tempo, conduzida pelo analista de sistemas do Itec, Genilson Silva. Desenvolvida pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ferramenta conta com suporte tecnológico do Itec e visa aprimorar a análise meteorológica, tornando as previsões mais precisas e contribuindo para a gestão eficiente dos riscos climáticos nos municípios alagoanos.

 

 

“Esse sistema representa um avanço significativo no monitoramento das condições climáticas. Com ele, gestores municipais poderão acessar previsões mais detalhadas e agir com maior antecedência para minimizar os impactos das chuvas e proteger a população”, destacou Genilson.

 

 

A programação do workshop se estende por todo dia. O Ministério Público de Alagoas (MPE) abordará o papel da instituição diante de eventos climáticos extremos. Já a Defesa Civil de Pernambuco vai apresentar o novo sistema de monitoramento e alerta de Jaboatão dos Guararapes.

 

 

O Corpo de Bombeiros de Alagoas discutirá a utilização de aeronaves remotamente pilotadas para monitoramento e resposta a desastres. A Defesa Civil de Maceió compartilhará experiências sobre o uso de drones no processo de reconstrução de cidades, tendo como referência o Rio Grande do Sul em 2024. Por fim, a equipe da SEMARH fará um panorama sobre a evolução das condições climáticas globais em 2025 e as perspectivas para o início do período chuvoso deste ano.

 

 

“A presença do Itec reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a segurança da população, fortalecendo a capacidade de prevenção e resposta dos municípios alagoanos frente aos desafios climáticos”, finalizou o diretor de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas Corportivos, Luís Cláudio Burgos, também presente ao evento.