Política
Crimes de 8/1 'foram gravíssimos, não foi um passeio no parque', diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira, 26, que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) classificou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 como "gravíssimos" e que "não foi um passeio no parque".
As declarações ocorreram durante o seu voto no julgamento da Primeira Turma do STF se recebe ou rejeita a denúncia da PGR contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados de tentarem um golpe de Estado após as eleições de 2022.
"Os crimes praticados no dia 8 de janeiro em relação à sua materialidade, não estamos falando em autoria, ainda, foram gravíssimos", afirmou. Segundo ele, todas as sustentações orais no processo, salvo duas, reconheceram isso. "É muito importante nós relembrarmos, porque existe na ciência o que se chama de viés de positividade. É comprovado que, até por autoproteção, temos o viés de lembrar as notícias boas e esquecer as notícias ruins."
O ministro prosseguiu: "Dia 8 de janeiro de 2023 foi uma notícia péssima para a democracia, para as instituições, para todos os brasileiros e brasileiras que acreditam num País melhor". Na sequência, ele disse que esse "viés da positividade" contribui para a relativização dos fatos e para que "esqueçamos que não houve um domingo no parque".
"Não foi um passeio no parque. Ninguém, absolutamente ninguém que lá estava, estava passeando", declarou. Para o ministro, a denúncia da PGR deve "comprovar materialidade dos delitos" e salientou que esses crimes foram reconhecidos pelo STF em 474 denúncias.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
No Vietnã, Renan Filho diz que investir em rodovias e ferrovias no Brasil é fundamental para a segurança alimentar global
-
2MERCOSUL
Embraer anuncia venda de 20 aviões E-190 para empresa japonesa ANA
-
3
BYD King mostra a autonomia e eficiência da tecnologia híbrida
-
4EXTINÇÃO
EMTU deve ser extinta por superposição de funções, diz Tarcísio
-
5REEDIÇÃO HISTÓRICA
CSE e Penedense voltam a decidir título após 54 anos; final da Copa Alagoas é neste domingo em Palmeira dos Índios