Brasil
Autoridades portuguesas apreendem quase 7 toneladas de cocaína em submarino vindo do Brasil
A Polícia Judiciária de Portugal informou nesta terça-feira (25) que as as autoridades apreenderam na semana passada um submarino proveniente do Brasil que transportava cerca de 6,5 toneladas de cocaína no arquipélago dos Açores, na Península Ibérica.
A quantidade representa mais de um quarto das apreensões de cocaína no país em 2024 (23 toneladas), segundo a corporação. Cinco pessoas foram presas, sendo três brasileiros, um colombiano e um espanhol.
As autoridades informaram ainda que o submarino saiu do Macapá (AP) com destino ao porto de Sines, em Portugal.
"Na embarcação, interceptada em pleno Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores, seguiam cinco tripulantes, juntamente com as cerca de sete toneladas de droga, droga esta que teria como destino final diversos países do continente europeu", diz a nota oficial da Polícia Judiciária portuguesa.
A apreensão foi possível graças a uma cooperação com entidades internacionais como a norte-americana Drug Enforcement Administration e a National Crime Agency do Reino Unido, por mei de informação partilhada pela Guardia Civil no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados