Variedades
Arquivo Nacional promove semana de reflexão sobre a ditadura

Baixar
A importância do direito à memória e à verdade é o tema da Semana Memórias Abertas, promovida entre os dias 24 de março e 1º de abril pelo Arquivo Nacional. A programação inclui diversas atividades de reflexão, em especial sobre a ditadura, entre elas oficinas e debates.


Um dos destaques da programação é a mostra de documentos Memórias Abertas. A exposição reúne réplicas de documentos históricos sobre perseguições políticas, censura e resistência democrática.
As oficinas, de caráter pedagógico, serão voltadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio e terão como objetivo incentivar o pensamento sobre a memória da ditadura.
Já no dia 26, ocorre o evento Memórias Abertas: Pesquisa, Ensino e Difusão, que reúne pesquisadores e especialistas para discutirem sobre a temática da ditadura e seus arquivos.
Luciana Lombardo, chefe da divisão do Memórias Reveladas, fala sobre a expectativa para o evento:
“Acredito que a Semana vai ser bem diversa. Tem uma programação para diferentes públicos. Acho especialmente interessante que a gente volte a pensar o Arquivo como um lugar não só de preservação da documentação, mas de difusão e de educação”.
A programação ocorre na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Haverá transmissão ao vivo, pela instituição, no canal do YouTube.

Cultura Semana Memórias Abertas ocorre entre os dias 24 de março e 1º de abril Rio de Janeiro 24/03/2025 - 18:31 Roberto Piza / Rafael Guimarães Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Arquivo Nacional Ditadura Semana Memórias Abertas segunda-feira, 24 Março, 2025 - 18:31 1:23
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5DESCASO
Servidores de Palmeira dos Índios são lesados por plano da Unimed Metropolitana