Geral
Papa Francisco tem alta e chega ao Vaticano após cinco semanas de internação
O Papa Francisco deixou neste domingo, 23, o hospital Gemelli, em Roma, onde esteve internado por cinco semanas, e chegou ao Vaticano, para dar continuidade à sua recuperação.
Segundo os médicos, o pontífice ainda deve ficar por dois meses em descanso, período durante o qual passará por reabilitação, o que inclui sessões de fisioterapia respiratória e física, e deverá evitar encontros em grandes grupos ou esforçar-se demais.
No entanto, o médico pessoal de Francisco, doutor Luigi Carbone, disse neste sábado, 22, que o papa eventualmente poderia retomar suas atividades normais, desde que mantenha o progresso lento e constante que tem apresentado até agora.
"Por três ou quatro dias ele tem perguntado quando pode ir para casa. Então está muito feliz", disse.
Antes de deixar o hospital neste domingo, Francisco fez sua primeira aparição desde que foi internado devido a uma bronquite, que evoluiu para um grave caso de pneumonia. Do 5º andar do hospital, ele deu sua bênção para centenas de fiéis que se reuniam na praça em frente ao hospital.
Na Casa Santa Marta, hospedaria do Vaticano ao lado da basílica de São Pedro onde Francisco vive, o pontífice terá acesso a oxigênio suplementar e cuidados médicos 24 horas por dia, conforme necessário, embora Carbone tenha dito que espera que Francisco precise progressivamente de menos assistência respiratória à medida que seus pulmões se recuperem.
Ainda que a infecção por pneumonia tenha sido tratada com sucesso, Francisco continuará tomando medicação oral por um bom tempo para tratar a infecção fúngica em seus pulmões.
*Com agências internacionais
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado