Política
Obras de urbanização do Renasce Salgadinho avançam na Praia da Avenida

O Renasce Salgadinho, programa da Prefeitura de Maceió que visa requalificar e revitalizar o riacho Salgadinho e todo o seu entorno, está com ações em diversas frentes.
Além dos trabalhos de canalização, estão em andamento obras de urbanização que garantirão acessibilidade e comodidade aos moradores e turistas que visitam a capital alagoana.
Localizada na região central de Maceió, a praia da Avenida está sendo totalmente revitalizada. Estão ocorrendo reparos no meio-fio e reposição de pisos intertravados no passeio público, no trecho que vai do Monumento do Boi até o ponto de ônibus.
Outros serviços em curso são a instalação de pergolados de madeira de lei, que ajudam a controlar a incidência solar e a ventilar o espaço, e instalação de piso Gail formando ondas do mar e peixes.
O Gail é um tipo de revestimento cerâmico que torna os ambientes mais seguros e sustentáveis. Além disso, a região está sendo arborizada, a fim de proporcionar sombras e aliviar o calor de quem passa por lá.

Conforme o engenheiro responsável pelas obras do Renasce Salgadinho, Jhoosef Cordeiro, o projeto traz, ainda, melhorias na iluminação pública na praia da Avenida. Os postes estão sendo colocados na área que vai da antiga foz do Salgadinho até o Memorial da República, no bairro Jaraguá.
Também na foz do Salgadinho será construído um muro de contenção com fundação firme e implantação de estacas. O muro será em concreto e substituirá o anterior, que desabou.
Ao todo, o Renasce Salgadinho contempla mais de 20 intervenções relativas à requalificação ambiental, modernização de vias, contenção de erosão, melhorias no sistema de drenagem e construção de passarelas, entre outras ações.

Manejo de fauna
As obras de canalização do Renasce Salgadinho foram retomadas com autorização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (Ima/AL). Equipes do consórcio executor dos serviços também estão dando continuidade à instalação de placas para recompor as paredes do canal, que foram danificadas com o passar do tempo.
O município de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), foi autorizado a fazer o manejo de animais silvestres vistos nas margens do riacho durante as fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de fevereiro.
Os quelônios estão sendo capturados por profissionais especializados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Onde está havendo manejo de fauna, não está havendo obra. Foi identificada pelas biólogas contratadas pelo consórcio DCH uma colônia de cágados ali nas proximidades do Ministério Público. Estamos fazendo esse manejo, para depois poder retornar as obras naquele trecho”, explica Jhoosef Cordeiro.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda