Política
Compartilhar objetos de uso pessoal pode causar doenças infectocontagiosas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância dos cuidados com objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres, especialmente em ambientes compartilhados, como escolas e locais de trabalho. Certos objetos podem conter uma série de micro-organismos causadores de doenças.
De acordo com a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió, Audrey Moura, com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e outras doenças infectocontagiosas, é essencial adotar hábitos de higiene e proteção.
"Nesse período, a elevação de casos de síndromes respiratórias e outras doenças infectocontagiosas torna necessário reforçar uma cultura voltada para os cuidados no uso de utensílios de uso pessoal, principalmente copos, garrafinhas e talheres. Em ambientes compartilhados, como escolas, é fundamental que cada pessoa utilize sua própria garrafinha e evite compartilhar utensílios, pois muitas doenças são transmitidas pelo contato direto com a saliva", alertou.
O ideal é evitar a frequência em ambientes escolares ou de trabalho até a completa recuperação, prevenindo assim a transmissão da doença para outras pessoas. Além disso, adotar boas práticas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso de máscara em casos de sintomas, bem como manter o calendário de vacinação sempre atualizado, são medidas essenciais para reduzir a disseminação de doenças e proteger a saúde coletiva.
A recomendação é que cada indivíduo leve seus próprios utensílios e evite totalmente o compartilhamento. Com atitudes simples, é possível reduzir significativamente a transmissão de doenças e proteger a saúde coletiva.
A SMS reforça que práticas de higiene, como lavar as mãos frequentemente e higienizar os objetos de uso pessoal, são essenciais para evitar a disseminação de vírus e bactérias. A população deve permanecer atenta às orientações dos órgãos de saúde e adotar medidas preventivas no dia a dia.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado