Esportes
Cientistas russos testam veias artificiais para futuros transplantes e medicina regenerativa
Um mundo sem filas de transplante e com cirurgias com baixos riscos de rejeição de órgãos. É o que cientistas russos gigante estatal russa de energia nuclear, Rosatom, estão desenvolvendo para que no futuro vasos sanguíneos sintéticos possas ser criados sob demanda.
A empresa inaugurou um laboratório dedicado à pesquisa em biofabricação de tecidos e órgãos, que combina bioimpressão 3D, engenharia de tecidos e biomateriais para criar estruturas biológicas compatíveis com o organismo humano.
Um dos destaques da instalação é o biofabricador capaz de imprimir vasos sanguíneos a partir das células do próprio paciente. A ideia é desenvolver suportes biocompatíveis para células vivas e a seleção dos tipos celulares mais adequados para bioimpressão de tecidos específicos.
De acordo com a Rosatom, o sucesso das experiência vai permitir transplantes personalizados, eliminando problemas de compatibilidade, reduzir drasticamente as filas de espera por órgãos e expandir as aplicações da biotecnologia regenerativa, promovendo tratamentos mais eficazes para uma ampla gama de doenças.
A empresa acrescentou que a partir de setembro, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Nuclear MEPhI, na Rússia, serão oferecidos cursos especializados para estudantes e jovens pesquisadores sobre biofabricação, engenharia de tecidos e impressão 3D de biomateriais.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
4
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
5LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios