Internacional
Mídia: novo sistema antimísseis da China interceptará ogivas nucleares em altitudes de até 600 km
O novo sistema antimísseis Honqi-19 (HQ-19) da China é capaz de interceptar mísseis hipersônicos e ogivas nucleares em altitudes de até 600 quilômetros, superando seus equivalentes norte-americanos, informou a mídia asiática nesta quarta-feira (19).
"O Honqi-19, também conhecido como Bandeira Vermelha-19 [...], desempenhará um papel fundamental na proteção do território chinês contra mísseis balísticos que podem transportar ogivas nucleares", escreveu o South China Morning Post (SCMP).
Segundo SCMP, o Honqi-19 é capaz de detectar, rastrear e interceptar mísseis inimigos, incluindo mísseis hipersônicos de curto e médio alcance.
Embora as características do sistema chinês ainda sejam desconhecidas, especialistas afirmam que a altura do impacto será de 500 a 600 km, e o alcance excederá 200 km. Neste caso, o Honqi-19 superará o sistema antimísseis norte-americano de Defesa de Área de Alta Altitude Terminal (THAAD, na sigla em inglês).
Ainda de acordo com a mídia, as forças chinesas começaram os testes do Honqi-19 em 2010 e foram anunciados como bem-sucedidos em 2023.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região