Internacional
Mídia: novo sistema antimísseis da China interceptará ogivas nucleares em altitudes de até 600 km
O novo sistema antimísseis Honqi-19 (HQ-19) da China é capaz de interceptar mísseis hipersônicos e ogivas nucleares em altitudes de até 600 quilômetros, superando seus equivalentes norte-americanos, informou a mídia asiática nesta quarta-feira (19).
"O Honqi-19, também conhecido como Bandeira Vermelha-19 [...], desempenhará um papel fundamental na proteção do território chinês contra mísseis balísticos que podem transportar ogivas nucleares", escreveu o South China Morning Post (SCMP).
Segundo SCMP, o Honqi-19 é capaz de detectar, rastrear e interceptar mísseis inimigos, incluindo mísseis hipersônicos de curto e médio alcance.
Embora as características do sistema chinês ainda sejam desconhecidas, especialistas afirmam que a altura do impacto será de 500 a 600 km, e o alcance excederá 200 km. Neste caso, o Honqi-19 superará o sistema antimísseis norte-americano de Defesa de Área de Alta Altitude Terminal (THAAD, na sigla em inglês).
Ainda de acordo com a mídia, as forças chinesas começaram os testes do Honqi-19 em 2010 e foram anunciados como bem-sucedidos em 2023.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados