Cidades

Prefeitura de Coruripe moderniza rede de iluminação pública e o município pode se tornar um dos primeiros de Alagoas a ter iluminação 100% de LED

A substituição vem trazendo mais luminosidade para as ruas e praças, melhoria na segurança e economia de 35% a 70% aos cofres públicos, além da sustentabilidade.

Leila Cristhina 19/03/2025
Prefeitura de Coruripe moderniza rede de iluminação pública e o município pode se tornar um dos primeiros de Alagoas a ter iluminação 100% de LED
Foto: João Alexandre

Coruripe está cada vez mais iluminada e mais sustentável. A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Convênios e Projetos Arquitetônicos e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, em parceria com a Caixa Econômica, vem intensificando a política pública de urbanização, realizando a substituição das lâmpadas de sódio pelas de LED (Diodo Emissor de Luz). A troca vem trazendo mais luminosidade para as ruas e praças, melhoria na segurança, aumentando a sensação de segurança para pedestres e motoristas e uma economia de 35% a 70% (dependendo do tipo de lâmpadas anterior) aos cofres públicos.

O Prefeito Marcelo Beltrão expressou sua satisfação com a execução dessa ação. “É com grande alegria que compartilho mais um importante passo para o desenvolvimento do nosso Coruripe. A implementação da iluminação LED em nossas vias públicas representa um marco significativo em nossa gestão, trazendo inúmeros benefícios para todos. A iluminação LED também proporciona maior qualidade na iluminação, tornando nossas ruas mais claras e seguras, o que contribui para a redução da criminalidade e para o aumento da sensação de segurança em nossa comunidade”, destacou.

Na primeira etapa, estão sendo substituídas as antigas lâmpadas por modelos de LED, mais eficientes e duráveis, em locais que já possuem postes.

Segundo Samuel Oliveira, secretário de Gestão de Convênios e Projetos Arquitetônicos serão substituídas em torno de 7.000 lâmpadas de LED em todo o município, além de novas extensões para iluminar locais que ainda não tenham iluminação o que pode tornar Coruripe um dos primeiros municípios de Alagoas a ter iluminação 100% de LED num investimento total de 9 milhões de Reais.

“Substituiremos as antigas por modernas lâmpadas de LED, que são mais econômicas e têm maior luminosidade. Todo o Coruripe será contemplado, toda a zona urbana, área rural e praias. Teremos a maior economia de energia no município, deixando a cidade assim mais bonita. Além da substituição existente, iremos também iluminar alguns pontos cegos. Como, por exemplo, aquela parte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Coruripe na Rodovia Engenheiro Guttemberg Brêda Neto, entrada do Mercado Público Municipal até a rotatória”, explicou Samuel.

As extensões de rede que receberão as novas iluminações compreendem as entradas de todas as praias e a parte que compreende a ladeira da Pindorama, uma área de grande circulação, especialmente à noite, que até então apresentava riscos devido à falta de iluminação.

O ponto de partida dos trabalhos foi em novembro de 2024, no Centro da cidade e em Botafogo, e foi recentemente iniciada na parte alta de Coruripe, levando mais segurança e beleza às ruas.

Além da troca, postes e extensão de redes serão instalados onde ainda não há iluminação, garantindo que toda a população receba os benefícios do projeto.

Com a substituição das lâmpadas tradicionais pelos modelos de LED, a iluminação pública de Coruripe torna-se a porta de entrada para os sistemas inteligentes das cidades. Isso porque é possível utilizar sua infraestrutura para conectar diferentes serviços na localidade, além de poder ter acompanhamento em tempo real, por exemplo quando uma lâmpada queimar poderá ser vista em tempo real numa central de monitoramento, assim que implementado o serviço.Logo, concluiremos este processo e Coruripe sairá na frente entre as primeiras cidades do país a ter iluminação 100% LED.

O QUE SÃO CIDADES INTELIGENTES?

São cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentável, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovendo o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.Fonte: Carta Brasileira para Cidades Inteligentes pg 28-29 (BRASIL, 2020)