Variedades
Elis Regina vive na boca e na memória do povo brasileiro

Baixar
Elis Regina vive, de maneira especial, na boca e na memória do povo brasileiro.


Hoje, no dia em que faria 80 anos, a cantora que ficou eternizada por suas interpretações inesquecíveis é celebrada como uma das maiores vozes femininas da música popular brasileira.
Notícias relacionadas:
- Veículos da EBC exibem especiais em homenagem a Elis Regina.
- Hoje é Dia: mudanças climáticas, Elis Regina e Senna são os destaques.
Elis Regina de Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, em 1945. Desde cedo, mostrava o talento musical nato. Com apenas 16 anos de idade, lançou seu primeiro LP, chamado Viva a Brotolândia. Foi em 1965 que Elis ficou conhecida nacionalmente, após ganhar o primeiro Festival de Música Popular brasileira, na TV Excelsior, com a música Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes.
A consagração da carreira veio na década seguinte. Nos anos 1970, a cantora lançou álbuns célebres com Falso Brilhante e Elis e Tom. Rodou o Brasil e o mundo, subindo ao palco para cantar sucessos como Águas de Março, Como Nossos Pais e Fascinação.
Conhecida pela competência vocal, musicalidade e presença de palco, Elis Regina gravou mais de 20 álbuns durante a carreira que se encerrou precocemente em 1982, quando partiu aos 36 anos.
Oitenta anos depois do seu nascimento, Elis tem o legado honrado pelos três filhos: João Marcelo, Pedro Mariano e Maria Rita. O produtor musical João Marcelo é o mais velho, hoje com 54 anos. Ele relembra a figura da mãe como uma artista mulher corajosa. Pelo trabalho musical precioso e robusto e por desafiar os tempos sombrios da ditadura militar brasileira, eternizando com sua voz a música O bêbado e A Equilibrista, hino da Anistia.
As comemorações pelos 80 anos da cantora, ao longo de 2025, incluem shows, exposições e o lançamento do livro Elis Regina — Nada Será Como Antes. O jornalista Julio Maria, autor da biografia, destaca o brilho dessa estrela que eternizou canções de João Bosco, Fátima Guedes, Fagner e Milton Nascimento.
Sensível e irreverente, Elis Regina cantou e contou as histórias de alegria, de amor, de tristeza e de liberdade do Brasil. Oitenta anos depois de nascer, sua voz ainda faz o país inteiro se emocionar ao cantar que viver é melhor que sonhar e que é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre.

Cultura Cantora é celebrada como uma das maiores vozes femininas da MPB São Paulo Veículos da EBC exibem especiais em homenagem a Elis Regina Hoje é Dia: mudanças climáticas, Elis Regina e Senna são os destaques 17/03/2025 - 17:05 Bianca Paiva / Liliane Farias Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional Elis Regina segunda-feira, 17 Março, 2025 - 17:05 3:47
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado