Brasil

Superior Tribunal Militar tem 1ª presidente mulher após 217 anos

Por Sputinik Brasil 12/03/2025
Superior Tribunal Militar tem 1ª presidente mulher após 217 anos
Foto: © José Cruz/Agência Brasil

A ministra Maria Elizabeth Rocha fez história nesta quarta-feira (12) ao tomar posse como primeira presidente mulher do Superior Tribunal Militar (STM), nos 217 anos do tribunal.

A cerimônia de posse, em Brasília, teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckimin, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de diversas autoridades dos Três Poderes.

Em seu discurso, a nova presidente iniciou sua fala declarando ser feminista e ter orgulho de ser mulher, ao lembrar que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo.

"Conviver em uma sociedade na qual sejam superadas todas as formas de discriminação e opressão é um ideal civilizatório de convivência entre humanos [...] Costumo dizer que se a Deusa Themis desvendasse os olhos, encontraria poucas de seu gênero na judicatura pátria. Entre calvas circunspectas, barbas esbranquiçadas, ternos e gravatas, veria ela, em algumas poucas togas, traços femininos”.

A presidente também defendeu a maior inclusão no sistema de justiça e em cargos de poder por parte de grupos historicamente excluídos e discriminados no país, como afrodescendentes, indígenas, a população LGBTQIAP+, hipossuficientes. Ela terá mandato de dois anos.

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela também agradeceu a Lula que a indicou como ministra do STM em 2007, qno primeiro primeiro mandato do presidente. Entre 2013 e 2015, a ela assumiu temporariamente a presidência do STM.

O STM é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares, quatro vagas destinadas ao Exército, três à Marinha e três à Aeronáutica.