Artigos

Ícone da Educação

Laurentino Veiga 08/03/2025
Ícone da Educação
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria

“ A educação à distância é um instrumento de grandes potencialidades para se fazer justiça social, eliminando disparidades pedagógicas, atraindo mais jovens e crianças para a escola e dando-lhes o que hoje falta de forma ostensiva: a garantia de um mínimo de qualidades na relação ensino-aprendizagem”. Pensamento erudito do jornalista-escritor carioca Arnaldo Niskier, Licenciado em Matemática (1958), e Pedagogia (1962) pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1964), Professor Titular de História e Filosofia da Educação da UERJ (1995), Diretor do Departamento de Jornalismo de Broch (Manchete no período 1968-1979).

Foi Secretário de Estado no Rio de Janeiro de Ciência e Tecnologia (1979-1983), Membro do Conselho Federal de Educação (1986-1992) e do Conselho Nacional de Educação (1996-98). Ademais, foi Diretor e apresentador do Programa “ Frente a Frente” (Rede Vida de Televisão a partir de 1995), Membro Efetivo da Academia Brasileira de Letras (Cad. N 8, desde 1984. Presidiu a Casa de Machado de Assis no período de 1968 a 1999), Cônsul-Geral Honorário da Finlândia no Rio de Janeiro (a partir de 1º de setembro de 1990), Autor da coluna “ Na ponta da Língua” - Jornal O Dia, Representante do Brasil no Instituto Internacional de Língua Portuguesa (1999).

À época que dirigia a extinta Manchete, conviveu com Dr. Ivan Barros, fundador da Tribuna do Sertão. Hoje, colabora com seus abalizados artigos no maior Semanário do hinterland alagoano. Coincidentemente, escrevo meus modestos artigos no veículo de comunicação de Palmeira dos Índios. Escritor com dezenas de livros publicados na área de Tecnologias Educacionais, Educação Brasileira: 500 Anos de História, A Nova Lei da Educação (1977). Destaca-se também na literatura infanto-juvenil.

O escritor Arnaldo Niskier produziu dezenas de artigos, proferiu inúmeras palestras, e, sobretudo, tornou-se conhecedor científico do idioma que herdou de Camões e Bilac. Por tudo isso, consagrou-se quer como jornalista nacional, quer como amante da Educação; colocando seu talento à disposição da Universidade do Rio de Janeiro e de outras instituições de ensino superior.

Por essas razões, registro a figura do Mestre Arnaldo Niskier, exaltando seu vasto Curriculum Vitae a serviço da Educação Nacional. Almejando-lhe seus merecidos noventa anos a comemorar em grande estilo no mês de novembro do fluente ano. É, por excelência, considerado Ícone da Educação!