Alagoas
Muzenza Yá celebra a força da mulher na capoeira em Maceió

A capoeira, símbolo de resistência e tradição, ganha um evento especial em Maceió para destacar a força e o protagonismo feminino. O Muzenza Yá - Mulheres em Movimento na Capoeira - acontece no dia 08 de março, às 16h, na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, reunindo oficinas e debates que evidenciam a importância das mulheres dentro e fora da roda.
Entre as atividades, a oficina de capoeira será ministrada pela Formada Pancada, do Grupo Raça Capoeira, trazendo sua experiência e técnica para participantes de diferentes níveis. O evento também contará com um bate-papo com Sal Bernardo, abordando o tema “Força e Resistência: A Mulher na Capoeira e na Sociedade”, promovendo reflexões sobre os desafios e conquistas das mulheres na arte-luta.
Organizado pela Graduada Amanda, com supervisão do Mestre Girafa e supervisão geral do Mestre Burguês, o Muzenza Yá reafirma o compromisso do Grupo Muzenza de Capoeira com a equidade de gênero e a valorização da mulher no universo da capoeira.
A iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destaca a importância do evento: “A capoeira é uma expressão cultural e de resistência profundamente enraizada em nossa história. Ver mulheres protagonizando essa arte é reafirmar sua força e seu papel na construção da cultura alagoana e brasileira”, disse.
Serviço
Local: Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça
Data: 08 de março
Horário: 16h
O evento é gratuito e aberto ao público.
Mais lidas
-
1SANTANA DO IPANEMA
Vereador Mário Silva denuncia abandono dos Bulhões a servidores e pacientes com câncer
-
2EXECUÇÃO
Homem é executado dentro de casa por suspeitos que se passaram por policiais no Pilar
-
3TRAGÉDIA
Adolescente de 14 anos mata pais e irmão de 3 anos após ser contrariado no RJ
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa pelo comando do PT em Palmeira esquenta com apoio de vereador a grupo de oposição
-
5NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026