Geral
Presidente dos EUA se recusa a garantir apoio para militares britânicos na Ucrânia
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as tropas britânicas “podem cuidar de si” ao ser perguntado se o Exército dos EUA as apoiaria se o Reino Unido enviasse forças para a Ucrânia como parte de um potencial acordo de paz com a Rússia.
O premiê britânico Keir Starmer se encontrou com Trump na Casa Branca na quinta-feira (27), onde discutiram um plano para alcançar o que ele chamou de "paz que é forte e justa".
"Estou trabalhando em estreita colaboração com outros líderes europeus sobre isso, e tenho certeza de que o Reino Unido está pronto para colocar tropas no terreno e aviões no ar para apoiar um acordo, trabalhando junto com nossos aliados, porque essa é a única maneira para que a paz vá durar", disse Starmer aos jornalistas após a reunião.
Trump, no entanto, se esquivou da pergunta sobre se os EUA forneceriam apoio se a implantação levasse a confrontos com as forças russas, dizendo aos jornalistas que os britânicos "não precisam de muita ajuda".
"Sabe, os britânicos têm sido soldados incríveis, militares incríveis, e eles podem cuidar de si mesmos", disse Trump antes da reunião, segundo CNN.
Nesta quarta-feira (26), o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que para a Rússia qualquer curso de ação envolvendo o envio de tropas de manutenção da paz europeias para a Ucrânia está fora de questão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados