Alagoas
2ª edição do bloco leva diversão e conscientização sobre saúde mental para prévias carnavalescas do Jaraguá

A 2ª edição do bloco Nise no Frevo levou muita alegria e ressaltou a importância do cuidado com o bem-estar mental durante as prévias carnavalescas no bairro Jaraguá, em Maceió, nesta sexta-feira (21). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap), e faz parte do cronograma de ações em comemoração aos 120 anos de Nise da Silveira, psiquiatra alagoana reconhecida mundialmente pelos trabalhos desenvolvidos na área.
A sede da Suap, que fica localizada no corredor da folia, no Jaraguá, foi o ponto de apoio para ações educativas sobre saúde mental e bem-estar, e distribuição de materiais informativos sobre os serviços de apoio à saúde. Além disso, os foliões puderam ter acesso a espaços para escuta e acolhimento, visando à promoção da saúde mental para todos.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância de levar ações de saúde para mais próximo da população e a felicidade em homenagear o legado da médica Nise da Silveira. “Nossos profissionais garantiram acolhimento e ofereceram um atendimento humanizado para os foliões. O governo Paulo Dantas é conhecido por aproximar os serviços públicos da população e também fazemos isso durante o Carnaval. E homenageando a Drª Nise, uma médica alagoana que deixou um legado fantástico para a saúde brasileira e merece todo o reconhecimento por isso”, disse o gestor da Sesau.
A ação também teve parcerias conjuntas, como a III edição da Campanha "Deixa Ela Quieta" da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), além do apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Sevisa) da Sesau, da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas e da Rede de Atenção às Violências (RAV).
Para a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, as parceiras formam uma rede de cooperação, que visa fortalecer a proteção dos direitos humanos e a segurança, além de promover saúde e bem-estar. “Também aproveitamos o Carnaval para levar a mensagem de que é fundamental cuidar da nossa saúde mental e que ela, jamais, deve ser esquecida. E pra gente também é uma honra homenagear a Drª. Nise, uma mulher brilhante e que deixou sua marca na história”, afirmou.
NISE 120 ANOS
O programa Nise 120 Anos foi criado para relembrar a legado da médica alagoana Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil. A iniciativa abrange várias ações ao longo do ano e visa difundir seu legado profissional entre as novas gerações.
A segunda edição do bloco Nise no Frevo faz parte dessa programação e foi destaque no Jaraguá Folia 2025. A iniciativa é um exemplo de como a cultura e as tradições carnavalescas podem se unir a ações de conscientização socialmente responsáveis.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vice-prefeita Sheila Duarte denuncia ameaças e pede proteção policial
-
2FUTEBOL
Zubeldía intensifica treinos e reforça fundamentos para fazer o São Paulo reagir no Paulista
-
3CARNAVAL 2025
Botafogo Samba Clube estreia na Sapucaí abrindo desfiles da Série Ouro
-
4CERIMÔNIA
Em Itaguaí, Lula afirma ter ouvido de médicos que está com 'saúde de 30 e vontade política de 20'
-
5TELEVISÃO
Bruno Mazzeo diz que Chico Anysio não deixou herança e lembra fase pegador: 'Parecendo um playboy'