Internacional
Enquanto ONU elogia conversas entre Rússia e EUA, UE prepara novo pacote de ajuda militar à Ucrânia

Em meio ao início das negociações entre Rússia e Estados Unidos para encerrar o conflito na Ucrânia, os países da União Europeia (UE) preparam um novo pacote de ajuda militar ao regime de Vladimir Zelensky, de 6 bilhões de euros (R$ 35,6 bilhões). A informação foi divulgada pela mídia europeia nesta terça-feira (18), que citou três diplomatas.
Com o corte da ajuda bilionária dos Estados Unidos anunciada no último mês pelo governo do presidente Donald Trump, que está em tratativas com a Rússia para negociar o fim do conflito, a União Europeia já prepara um novo pacote de ajuda militar de pelo menos 6 bilhões de euros.
Além de incluir sistemas de defesa aérea, o pacote deve contar também com 1,5 milhão de projéteis de artilharia. A expectativa é que sejam apresentados pela Comissão Europeia a Kiev no dia 24 de fevereiro, conforme relatório divulgado pela mídia europeia.
Mais cedo, as delegações lideradas pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reuniram em Riad para negociações históricas sobre o relacionamento bilateral e a Ucrânia, entre outros temas. Após o encontro, os dois países anunciaram resultados positivos, além de um acordo para trabalharem juntas na resolução de problemas e preparativos para novas reuniões.
Retomada das relações entre Rússia e EUA é 'muito importante', diz ONU
Enquanto a Europa se prepara para enviar mais armas à Ucrânia e contribuir com o prolongamento do conflito, a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou a retomada do relacionamento entre Rússia e Estados Unidos como "muito importante".
"Sobre as relações bilaterais, obviamente tomamos nota do relatório sobre as discussões. Como disse ontem [segunda-feira], incentivamos muito o diálogo e o diálogo positivo entre todos os Estados-membros. É claro para todos que a relação entre a Federação da Rússia e os Estados Unidos, como dois membros permanentes do Conselho de Segurança, é muito importante", declarou a porta-voz Stephane Dujarric.
Mais lidas
-
1CRISE E BARGANHA POLÍTICA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Luísa Duarte exonera 5 secretários para manter acordo com vereadores e evitar investigação
-
2ASSEMBLEIA
Juiz e policial federal serão homenageados na Assembleia Legislativa
-
3ZAGUEIRO NA ÁREA
Luísa Duarte nomeia o próprio filho, Rodrigo Barros Duarte, para chefe de gabinete em meio a crise política na Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
4TOM CONCILIADOR
Senador Renan Calheiros surpreende ao reconhecer papel de adversários João Caldas e JHC na obra da Serra da Catita em Ibateguara
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Confusão na prefeitura: Enquanto Luisa Duarte anuncia reajuste de tarifa de mototáxi, SMTT desmente e crise expõe fritura para troca por indicado do G-12