Internacional
Lavrov diz não saber para que Europa estaria na mesa de negociações sobre a Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que não entende qual seria o papel da União Europeia (UE) na mesa de negociações sobre a crise ucraniana, já que a abordagem dela não mudou.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, informou hoje (17) que o chanceler russo e o assessor presidencial Yuri Ushakov vão à capital da Arábia Saudita, Riad, para uma reunião com representantes dos EUA.
Segundo o The Washington Post, da parte estadunidense devem participar o secretário de Estado, Marco Rubio, o assessor de Segurança Nacional do presidente, Mike Waltz, e o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Falando com a imprensa, Lavrov disse que os Estados Unidos desempenham o papel principal na crise ucraniana desde seu início, por isso Washington pode ajudar a resolver o conflito.
Contudo, o ministro russo questionou a importância de representantes da Europa nas futuras conversações.
Lavrov chamou a atenção para as palavras do presidente finlandês Alexander Stubb na Conferência de Segurança de Munique, que disse que as negociações são necessárias para rearmar a Ucrânia.
"A filosofia dos europeus não desapareceu. Não sei o que eles podem fazer na mesa de negociações."
Ele diz não entender para que os convidar para lá, se vão promover "ideias insensatas sobre o congelamento do conflito", enquanto consideram continuar o conflito.
O ministro lembrou que a Europa já teve a oportunidade de participar do processo de negociação para a Ucrânia durante os Acordos de Minsk.
"Eles precisavam de tempo para armar a Ucrânia. Essas eram suas chances", acrescentou Lavrov.
Ele notou que o tema das concessões territoriais no contexto da Ucrânia está começando a ser discutido em Washington.
Porém, o chanceler enfatizou também que nem sequer se pode pensar em concessões territoriais à Ucrânia durante as negociações.
Mais lidas
-
1TOM CONCILIADOR
Senador Renan Calheiros surpreende ao reconhecer papel de adversários João Caldas e JHC na obra da Serra da Catita em Ibateguara
-
2ZAGUEIRO NA ÁREA
Luísa Duarte nomeia o próprio filho, Rodrigo Barros Duarte, para chefe de gabinete em meio a crise política na Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Confusão na prefeitura: Enquanto Luisa Duarte anuncia reajuste de tarifa de mototáxi, SMTT desmente e crise expõe fritura para troca por indicado do G-12
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Solidariedade ingressa como amicus curiae na mesa de negociações sobre Marco Temporal Indígena
-
5ESTADOS UNIDOS
EUA: avião pega fogo no aeroporto de Denver (FOTOS, VÍDEOS)