Internacional
EUA podem enviar militares à Ucrânia para proteger minerais de terras raras, sugere mídia

Autoridades dos EUA podem enviar seus militares para proteger os depósitos de minerais de terras raras na Ucrânia, assim que o acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia for aprovado, informou o canal de TV NBC com referência a fontes anônimas.
Anteriormente, o líder ucraniano Vladimir Zelensky disse que ele se rejeitou a ideia do vice-presidente dos EUA J.D. Vance para assinar um acordo sobre o acesso de Washington aos minerais da Ucrânia. Segundo Zelensky, assinar o documento proposto "não é do interesse da Ucrânia soberana".
"Autoridades americanas familiarizadas com o acordo [sobre minerais], sinalizaram sua disposição de enviar militares para a Ucrânia para proteção dos minerais, mas só depois de um tratado com a Rússia sobre o fim do conflito ser acordado", detalha o NBC.
Na sexta-feira (14), o The Washington Post, com referência a congressistas, informou que os funcionários dos EUA lhe propuseram em uma reunião com Zelensky em Munique assinar o documento que transferiria para os EUA os direitos sobre 50% dos recursos minerais ainda não explorados da Ucrânia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em 3 de fevereiro que os EUA esperam que a Ucrânia forneça garantias para metais de terras raras em troca de assistência financeira e militar fornecida por Washington.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado