Alagoas
Sesau promove programa de capacitações sobre suplementos, dietas e fórmulas no HGE

Os nutricionistas do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estão sendo capacitados sobre suplementos, dietas enterais e fórmulas alimentares. O objetivo é garantir a melhor conduta nutricional para o restabelecimento da saúde dos pacientes assistidos pela unidade.
 (2).jpg)
“Nós fornecemos a nutrição enteral para todos os pacientes que não conseguem se alimentar pela via oral, mas utiliza o trato gastro intestinal. Eles precisam de uma alternativa para se manterem nutridos e em condições clínicas favoráveis para superarem a enfermidade”, contextualizou a coordenadora do Serviço Médico de Terapia Nutricional, Alina Wallraf.
São cidadãos que fazem uso de algum tipo de sonda, ou que precisam fazer uma ostomia (procedimento cirúrgico que cria uma abertura artificial no estômago ou intestino, para auxiliar na alimentação). Ou ainda, àqueles que necessitam de nutrição parenteral (método de alimentação intravenosa que fornece nutrientes a pacientes que não conseguem se alimentar por via oral ou enteral).
“Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início a esse projeto de capacitação juntamente com nutricionistas da rede de saúde do Estado de Alagoas e com as empresas que fornecem esses insumos. Hoje estamos no HGE, mas esse curso também está sendo levado para outros hospitais da nossa rede, sempre no intuito de fortalecer os nossos serviços”, complementou a nutricionista da Sesau, Lays Juliana.
 (3).jpg)
O HGE assiste exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com doenças de Média e Alta Complexidade relacionadas à diversas especialidades. Entre as especialidades com maior procura estão a Cardiologia, Neurologia, Pediatria, Clínica Geral, Nefrologia, Urologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular e Cirurgia Plástica.
“Somos porta aberta para os traumas e para o atendimento pediátrico. Recebemos diariamente pacientes regulados de outras unidades que possuem o nosso perfil assistencial. E a Nutrição é parte muito importante para o sucesso dos nossos serviços. Contudo, contar com profissionais qualificados, atualizados, preparados para atuar nas mais diversas situações é sempre um ganho para a população”, afirmou o coordenador médico, Elton Leandro.
Mais lidas
-
1CRIME
Crimes de 8/1 'foram gravíssimos, não foi um passeio no parque', diz Moraes
-
2FISCALIZAÇÃO
A Ponte da Amizade e a segurança na fronteira
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores foram acusados de invadir consultórios e constranger servidores
-
4
BYD King mostra a autonomia e eficiência da tecnologia híbrida
-
5COMUNICAÇÃO
STJ dá 60 dias para Globo encerrar vínculo com TV Gazeta e buscar nova afiliada em Alagoas