Cidades
Hospital de Emergência do Agreste capacita mais de 900 profissionais em 2024

A qualidade na assistência aos pacientes é prioridade na rotina do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Para manter o nível elevado dos serviços, a educação permanente tem recebido atenção especial a cada ano. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar, em parceria com as coordenações da instituição, capacitou 936 profissionais ao longo de 2024, por meio de 81 atividades entre palestras, cursos e treinamentos.
Diante dos números e dos resultados positivos, o NEP já tem realizado reuniões com as coordenações dos setores para concluir a programação de 2025 buscando seguir linhas de trabalho como padronizar procedimentos básicos realizados diariamente, reduzir custos com a manutenção de equipamentos evitando o mau uso, promover discussões sobre melhorias na relação intersetorial, implementar ações voltadas para a humanização do atendimento e melhorar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso objetivo é capacitar lideranças e suas equipes em programas essenciais para resolver problemas e preencher lacunas entre os serviços e setores. A intenção é garantir que o hospital continue seu crescimento e desenvolvimento de forma organizada, seguindo o planejamento”, disse o enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP.
Foram realizadas 81 atividades como palestras, treinamentos, capacitações e cursos que contemplaram todos os setores da instituição hospitalar durante 2024. Entre as ações estão temas como as Normas e Rotinas; Análise de Indicadores; Lavagem das Mãos, Ciclo de Capacitações do Serviço Social; Organização Setorial; Alinhamento de Fluxo e Responsabilidade do Plantão; Alinhamento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante(CIHDOTT); Escalas, Ponto Eletrônico, Recadastramento e Carga Horária; além de Liderança e Comunicação em Saúde.

Também foram tema de capacitação, temas como o Uso Correto de Sondas e Drenos; Risco Físicos e Químicos e Orgânicos e Radiação; Treinamento sobre o Sistema Gente Ascend; Liderança em Saúde para Acolhimento do Paciente; Terapia Nutricional do Paciente Crítico; Encontro Teórico em UTI (Internato UFAL); Processos de Trabalho/ Excelência no Trauma; Ética em Enfermagem / Curativos e Feridas. Alinhamento dos Fluxos/ Área Lilás Setembro Amarelo; Prevenção de Doenças Emocionais; Gerenciamento de Stress; Riscos Ocupacionais; Capacitação de Máscara Laríngea para Enfermeiros; Gestão de Documentos; Orientação Sobre o Processo de Estágio no Hospital de Emergência; além dos ursos de Aperfeiçoamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Gestão Hospitalar.
Em parceria com outros núcleos e serviços do HEA, o NEP também realizou reuniões acadêmicas, educação em serviço: aulas, palestras e treinamentos, além de avaliação com pré e pós-teste, elaboração de protocolos e fluxos e apoio acadêmico. “Em 2024 conseguimos aproximar ainda mais os setores com a participação ativa de servidores à frente destas atividades do NEP, recebendo profissionais de outras instituições também para receberem treinamento, fora os convidados que participaram proferindo palestras e capacitações. Com esta união pudemos ampliar as atividades e organizar de forma a englobar assuntos pertinentes Em todos os setores. 2025 será ainda melhor:, comemorou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.
“No início de cada ano fazemos um planejamento de treinamentos, capacitações e cursos em comum acordo com as necessidades de Cada coordenação e setor. Mas nada impede que possamos ampliar a programação com alguma atividade que precise de atenção durante a jornada. O importante é que possamos oferecer nível de excelência para os servidores e, consequentemente, qualidade na assistência aos pacientes”, comentou Jean Marinho.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Negociata confirmada: prefeita Luísa Duarte entrega prefeitura ao G-12 com nomeações políticas de vereadores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
José Alves deixa coordenação do Bolsa Família e vereador Maxuel Feitosa assumirá o comando do programa em meio a disputas políticas e fragilidade do PT na Assistência Social
-
3FUTEBOL
ASA denuncia manipulação de resultado e exige anulação da final do Campeonato Alagoano
-
4CRISE E BARGANHA POLÍTICA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Luísa Duarte exonera 5 secretários para manter acordo com vereadores e evitar investigação
-
5JUSTIÇA
Ex-jogador de CRB, CSA e Palmeiras é condenado por envolvimento em esquema de manipulação de resultados