Alagoas
Coruripe será contemplado nesta quinta-feira com coleta externa de sangue promovida pelo Hemoal
Josenildo Törres / Ascom Sesau
O município de Coruripe será contemplado nesta quinta-feira (13) com uma coleta externa de sangue promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A ação, voltada aos moradores do Litoral Sul do Estado, ocorre das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley.
Por meio desta ação voluntária, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, o Hemoal contribui para manter estabilizado o estoque de sangue. Isso porque diariamente o órgão abastece de sangue e hemocomponentes as maternidades e hospitais públicos do Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir critérios técnicos. O doador de sangue deve apresentar bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e portar um documento de identificação com foto.
O doador também deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos. O Ministério da Saúde determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue.
No caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios