Internacional
Trump sanciona tarifaço de 25% para aço e alumínio importados no país
O presidente dos EUA, Donald Trump, cumpriu, nesta segunda-feira (10), sua promessa de impor tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, conforme havia anunciado no dia anterior.
Washington também cancelou isenções de impostos e cotas para seus principais fornecedores desses materiais, que são Canadá, México e Brasil.
"Hoje estou simplificando nossas tarifas sobre aço e alumínio. São 25%, sem exceções ou isenções", disse Trump do Salão Oval enquanto assinava as ordens executivas correspondentes.
As novas tarifas anunciadas por Trump, que seriam adicionais às taxas existentes, geraram preocupações nas siderúrgicas asiáticas sobre o impacto nos preços, lucratividade e volumes, além de temores de aumento da inflação e prejuízos à atividade econômica.
Segundo a Reuters, na Coreia do Sul, o Ministério da Indústria realizou uma reunião de emergência para discutir medidas a fim de minimizar o impacto das tarifas.
Em 2024, o Brasil foi o segundo maior fornecedor do metal para os EUA, vendendo 4,08 milhões de toneladas, no acumulado do ano, ou 15,5% do total importado pelos Estados Unidos. De acordo com o governo norte-americano, um montante equivalente a US$ 2,99 bilhões (cerca de R$ 16,8 bilhões).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados