Alagoas
Ufal vai abrir diálogo com estado para tratar da segurança na instituição
Decisão foi tomada pelo Conselho Universitário e uma comissão foi instalada para definir como será a parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas
Nesta terça-feira (4), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou sessão extraordinária para discutir o problema da falta de segurança na instituição, que levou à suspensão temporária de aulas presenciais em alguns cursos. Cinquenta conselheiros, representantes dos três segmentos - técnicos, estudantes e docentes - deliberaram e constituíram comissão para iniciar o diálogo com as forças de Segurança Pública do estado, a fim de buscar saídas para a segurança da universidade.
Na sessão, presidida pela reitora em exercício, Eliane Cavalcanti, com cerca de quatro horas de duração, a proposta apresentada para deliberação foi aprovada por ampla maioria, com apenas dois votos contrários e uma abstenção. Importante destacar ainda a deliberação de que esse trabalho da comissão instalada pelo Consuni vai se inteirar das possibilidades de patrulhamento e de segurança na Universidade pelas forças de Segurança Pública.
A comissão, com representação de cada segmento, além das indicações das entidades de classe [DCE, Sintufal e Adufal] e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), vai avaliar a situação e apresentar proposta de segurança para a Universidade para deliberação na próxima sessão do Consuni, marcada para a terça-feira (11). Enquanto isso, os técnicos e técnicas que trabalham no período da noite no Ichca, vão continuar exercendo as atividades em outro prédio da Universidade.
Durante a reunião, além dos conselheiros, vários representantes dos segmentos da instituição expressaram preocupação sobre a segurança na universidade, defenderam ações imediatas para resguardar a comunidade universitária como um todo, bem como debater o plano de segurança da Ufal.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3VIOLÊNCIA INFANTIL
Três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo de duas crianças em São Paulo
-
4HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
Dia do Trabalho: frases para celebrar e inspirar neste 1º de maio
-
5POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo