Internacional
Mídia: enviado especial dos EUA diz que a Ucrânia deve realizar eleições neste ano
Expectativa de Washington é que as eleições ucranianas ocorram até o final deste ano. Mandato de Vladimir Zelensky expirou em março do ano passado.
Os Estados Unidos acreditam que é necessário realizar eleições na Ucrânia, possivelmente até o final de 2025. A informação foi veiculada pela Reuters neste sábado (1º), citando o enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg.
"Os EUA querem que a Ucrânia realize eleições, possivelmente até o final do ano, especialmente se Kiev puder negociar um cessar-fogo com a Rússia nos próximos meses", diz a publicação.
Segundo o texto, Kellogg defende a realização de eleições presidenciais e parlamentares na Ucrânia.
O mandato do ucraniano Vladimir Zelensky expirou em 20 de maio do ano passado. As eleições presidenciais de 2024 na Ucrânia foram canceladas em decorrência da lei marcial e mobilização geral declarada por Zelensky, que afirmou que as eleições no ano passado não eram oportunas.
O presidente russo, Vladimir Putin, destacou que, no atual cenário, as únicas autoridades legítimas que restam na Ucrânia são o parlamento e o presidente do parlamento. Segundo Putin, se o país vizinho quisesse eleger legitimamente um presidente, então a lei marcial teria que ser revogada. Ele frisou que a lei não significa uma extensão dos resultados das eleições passadas, já que isso não está previsto na constituição ucraniana.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TV
Demitido da Globo, Bocardi foi condenado na Justiça a pagar R$ 580 mil a banco
-
5GOVERNO DE ALAGOAS
Paulo Dantas solicita ao Governo Federal antecipação do pagamento do Fundef