Internacional

Trump ameaça impor tarifas ao Canadá e México para negociações comerciais, diz especialista

A ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas sobre o petróleo do Canadá e do México não é uma questão de mercado, mas seu desejo de fortalecer sua posição na negociação sobre o comércio com esses países, acredita especialista em seguranç

01/02/2025
Trump ameaça impor tarifas ao Canadá e México para negociações comerciais, diz especialista
Foto: © Sputnik / Maksim Blinov

Anteriormente, Trump disse que continua comprometido com a imposição de tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México.

O presidente dos EUA também acrescentou que seu governo está considerando a imposição de tarifas sobre as importações de petróleo desses países, mas a decisão final a esse respeito ainda não foi tomada.

De acordo com ele, o futuro dos suprimentos de petróleo desses países depende dos preços e dos termos de troca.

"Acho que, quando ele fala sobre o México e o Canadá, está reforçando sua posição de negociação para que, quando entrar diretamente em negociações com a liderança do Canadá ou do México, já esteja ditando seus termos", explica Yushkov.

Segundo ele, Trump poderá barganhar com essas ameaças para atingir a melhor oferta dos países para si.

"Portanto, acho que não se trata mais do mercado de petróleo, mas apenas das guerras comerciais que Trump quer travar."

De acordo com Yushkov, seria perigoso impor tarifas sobre o "ouro negro" canadense e mexicano, pois esses são os maiores fornecedores de óleo pesado para os Estados Unidos, que é usado por muitas refinarias americanas.

E não haverá nada para substituir essa matéria-prima, pois as alternativas são as importações da Rússia ou da Venezuela, que estão sob sanções.

Portanto, tal medida poderia levar a um aumento nos preços dos combustíveis nos Estados Unidos, pelo que "os eleitores não lhe vão agradecer", acrescentou Yushkov.

Provavelmente, sugeriu o especialista, Trump está contando com o fato de que os dois países simplesmente não vão ter opções para vender o petróleo em outros mercados, e vão ter que reduzir a produção ou concordar com seus termos.

Em particular, Yushkov esclareceu que o Canadá tem poucos portos petrolíferos para exportar volumes não demandados pelos EUA para o mercado global.

Por Sputinik Brasil