Alagoas
Junta Comercial abre trabalhos para 2025 com primeira reunião plenária
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) realizou, na manhã desta quinta-feira (23), a primeira reunião plenária do ano. Com a presença da diretoria e do colégio de vogais da autarquia, o encontro, ocorrido no Plenário Modesto Ribeiro, na sede da Juceal, abriu os trabalhos para o ano de 2025 e foi marcado por deliberações acerca dos processos empresariais no estado.
Integrando o colégio de vogais - entidade deliberativa superior -, a reunião acontece de forma mensal. Durante o encontro, presidido pelo vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, foi firmado o retorno dos trabalhos em conjunto da diretoria e do vocalato com foco na evolução do ambiente empresarial.
Em 2024, Alagoas atingiu o recorde na história do estado em relação ao tempo médio para abertura empresarial, estabelecido em 13h32. Além disso, houve no ano passado um crescimento de 3,82% em relação às constituições de negócios de 2023.
Durante a reunião, o vocalato ainda deliberou sobre o desarquivamento do registro administrativo de uma sociedade anônima aberta em virtude de inadequações presentes em seus processos empresariais.
A Juceal destaca que, para que uma empresa seja considerada uma sociedade anônima de capital aberto, é necessário seguir uma série de exigências legais e institucionais disciplinadas.
O colégio de vogais da Juceal é composto por representantes de onze entidades e tem a competência, dentre outras coisas, de julgar os recursos interpostos das decisões definitivas, singulares ou colegiadas.
As entidades que compõem o vocalato são: Governo Federal, Governo Estadual, Associação Comercial de Maceió, Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-AL), Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL), Conselho Regional de Economia de Alagoas (Corecon/AL), Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (FAEAL), Federação da Indústria do Estado de Alagoas (FIEA), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL); e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL).
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios