Cidades
CAPS de Penedo e FRM realizam atividade alusiva ao Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. O símbolo de uma folha em branco, onde é possível escrever ou desenhar uma nova história de vida, sem preconceitos.
Com base nessa perspectiva, o Centro de Atenção Psicossocia (CAPS) de Penedo – setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – realizou uma atividade nesta quarta-feira, 22, sobre a importância do bem-estar psicológico.
Os usuários foram levados até o Campo do Vasco, no bairro Santa Luzia, para uma roda de conversas com estudantes do curso de Psicologia da Faculdade Raimundo Marinho (FRM).
A atividade do Janeiro Branco também teve aula com o educador físico, visando proporcionar relaxamento e prazer, estabelecer limites, organizar a rotina e incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário.
“A campanha Janeiro Branco visa promover o diálogo sobre saúde mental e quebrar os preconceitos, sensibilizando os nossos usuários para temas como depressão e ansiedade. Nossos usuários são sempre orientados frequentemente para que, quando estiverem diante de alguma situação angustiante, eles falarem e não se calarem. Trabalhamos no dia a dia a questão do falar”, ressalta a diretora do CAPS Penedo, Isabel Leite.
Ainda durante a dinâmica com estudantes de Psicologia, a usuária Adriana dos Santos revelou que seu sonho é ser feliz e cuidar mais da saúde mental. “Passei muito tempo sem vir ao Caps porque não queria. Aí eu entrei em uma crise muito forte e percebi que precisava voltar. Aqui eu venho, vejo meus amiguinhos e converso com as tias. Isso é muito bom”, declarou.
O CAPS é destinado ao atendimento de pessoas com sofrimento mental, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
A assistência em saúde mental por parte da SMS da Prefeitura de Penedo é realizada por equipe multiprofissional composta por: psiquiatras, clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem e farmacêuticos.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios