Geral

Filme SOL DE INVERNO estreia nesta quinta-feira em Maceió

Longa do diretor japonês Hiroshi Okuyama chegou ao Brasil com distribuição do alagoano Chico Fireman

23/01/2025
Filme SOL DE INVERNO estreia nesta quinta-feira em Maceió

Um filme japonês, distribuído no Brasil pelo alagoano Chico Fireman e seu sócio paulista, Michel Simões, chega a Maceió nesta quinta-feira, no Arte Pajuçara, depois de passar por grandes festivais de cinema internacionais. SOL DE INVERNO é o primeiro lançamento Michiko Filmes, distribuidora comandada pelos dois cinéfilos que se conheceram por causa do amor pelo cinema e que, durante 7 anos, integraram a equipe do Cinema na Varanda, um dos primeiros podcasts de cinema do país.

Integrando a seleção Un Certain Regard, do Festival de Cannes, o longa do diretor japonês Hiroshi Okuyama fez sua estreia mundial em maio do ano passado e, desde então, por onde passa coleciona elogios da crítica especializada, incluindo os tradicionais festivais de Toronto, San Sebastián e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Inspirado pela música "Boku no Ohisama" ("My Sunshine"), da dupla folk Humbert Humbert, Okuyama narra neste, que é o segundo longa da sua carreira, a história do pequeno Takuya (Keitatsu Koshiyama). Aos 9 anos, o menino pena para acompanhar os demais colegas, entusiasmados com os treinos de hóquei no inverno. Embora não leve muito jeito para o esporte, Takuya descobre na pista de patinação algo novo ainda mais empolgante ao assistir às coreografias graciosas da jovem Sakura (Kiara Takanashi).

Atento ao interesse do menino, o treinador Hisashi Arakawa (Sôsuke Ikematsu), ex-campeão da patinação artística, decide acolhê-lo e treiná-lo como parceiro de Sakura. Mais do que ensiná-lo, porém, a atitude do professor provoca o desabrochar destes três personagens, levando-os a formar um laço profundo e simbólico.

Com esta história singela e adorável, SOL DE INVERNO ganhou a alcunha de “joia escondida” do Festival de Cannes. De acordo com a crítica Lovia Gyarkye, do Hollywood Reporter, "Okuyama constrói uma narrativa tranquila sustentada por um charme discreto, guiado por pela beleza da paisagem e pela nostalgia da infância". Gyarkye ainda pontua como o cineasta é capaz de criar uma ambientação quase fantástica, “que opera como uma memória”.

SINOPSE:
Numa pacata ilha japonesa, a vida gira em torno da mudança das estações. O inverno é época de hóquei no gelo na escola, mas o jovem e introspectivo Takuya não está muito entusiasmado com isso. Seu verdadeiro interesse está em Sakura, estrela em ascensão da patinação artística. O técnico da jovem, o ex-campeão no esporte Arakawa, vê potencial no garoto e o convida para formar uma dupla com ela para uma próxima competição. À medida que o inverno persiste, os sentimentos aumentam e as duas crianças formam um vínculo profundo e harmonioso. Mas mesmo a primeira neve eventualmente derrete.