Geral
Anvisa avalia retirada do PMMA estético devido a complicações graves

Baixar
O uso de preenchimentos estéticos com PMMA, polimetilmetacrilato, poderá ser banido no Brasil. A medida está em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, após recomendação do Conselho Federal de Medicina, feita nessa terça-feira.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, usar o produto na forma injetável pode causar complicações como infecções, reações inflamatórias, necroses, insuficiência renal aguda e crônica, podendo causar mortes.
Em 2020, uma influenciadora digital perdeu parte da boca e do queixo após fazer preenchimento labial com PMMA. No ano passado, outra influenciadora morreu após se submeter a um procedimento estético para aumentar os glúteos.
O polimetilmetacrilato é um componente plástico usado tanto na saúde quanto em setores produtivos, dependendo da forma de processamento da matéria-prima. Ele pode ser encontrado, por exemplo, em lentes de contato, implantes de esôfago e cimento ortopédico.
No campo estético, o PMMA é autorizado pela Anvisa somente para tratamento reparador em casos de correção facial e corporal, provocadas por sequelas de doenças como a paralisia infantil e para correção de lipodistrofia, que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo, provocada pelo uso de medicamentos antirretrovirais em pacientes com HIV/aids.
A aplicação do PMMA, segundo a Anvisa, deve ser feita por profissional médico ou odontólogo habilitado. Mas o Conselho Federal de Medicina revela que, dos mais de três mil e quinhentos cursos de estética cadastrados no Ministério da Educação, 98% não exigem formação em medicina. E que 81% das vagas nos cursos de estética são vinculadas ao ensino à distância.

Saúde Reação inflamatória e necrose estão entre os principais riscos Rio de Janeiro 22/01/2025 - 12:49 Nadia Faggiani / Patrícia Serrão Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional Anvisa PMMA quarta-feira, 22 Janeiro, 2025 - 12:49 3:02
Mais lidas
-
1FALTA DE ENERGIA
Diferentes bairros do Rio de Janeiro relatam apagão
-
2SAÚDE
Atendimento especializado: Hospital do Idoso contará com 56 leitos e investimento de mais de R$ 15 milhões
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura omite valores de contratações para festas juninas e fere princípio da publicidade
-
4DINHEIRO ESCONDIDO NO PALCO
Prefeitura omite valor, mas Murilo Huff vai receber R$ 550 mil: mais de 4 salários mínimos por minuto de show em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores cobram transparência em sessão marcada por questionamentos sobre contratos e merenda escolar