Internacional
Giro internacional: Israel deflagra operação militar na Cisjordânia

Baixar
Israel


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, lançou nesta terça-feira (21) o que ele chamou de uma operação militar significativa e em grande escala na Cisjordânia. Pelo menos oito palestinos morreram no ataque. A ofensiva ocorre no norte da Cisjordânia, na cidade de Jenin, onde o Exército israelense já realizou várias incursões nos últimos anos. A ação foi lançada apenas dois dias após o início de um cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo Hamas.
De acordo com o governo de Israel, o objetivo é atacar terroristas apoiados pelo Irã e retomar o controle de um campo de refugiados que abrigaria militantes de grupos armados, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica. Atualmente, aldeias palestinas da Cisjordânia também sofrem com ataques de colonos israelenses na região.
Turquia
Em uma região montanhosa da Turquia, um incêndio em um resort de esqui matou 66 pessoas e feriu cerca de cinquenta. No momento, 238 hóspedes estavam no hotel. O fogo começou por volta das 3h30 da madrugada, no horário local. Algumas pessoas pularam das janelas usando lençóis. Mais de 200 agentes do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar as chamas. O incêndio teria começado no restaurante do prédio.
Indonésia
Na Indonésia, na cidade de Pekalongan, a chuva forte provocou deslizamentos de terra que mataram 16 pessoas. Outras dez ficaram feridas. Esse tipo de ocorrência é frequente na Indonésia, especialmente na estação chuvosa. As operações ilegais de minério na região aumentam o desmatamento e o risco dos deslizamentos. As buscas por desaparecidos continuam na região, de difícil acesso.
Argentina
Na Argentina, a organização de direitos humanos Avós da Praça de Maio anunciou hoje (21) que a neta número 139, sequestrada durante a ditadura argentina, foi encontrada. A neta é filha de Noemí Macedo e Daniel Inama, levados pelos militares em 1977 e desaparecidos desde então. Na época, Noemí estava grávida de seis ou sete meses. O anúncio foi feito com a presença de um dos irmãos da neta, que tem seu nome mantido em segredo.
*Com informações da Reuters

Internacional Na Turquia, incêndio em resort de esqui mata 66 pessoas Brasília 21/01/2025 - 18:33 TV Brasil/Rafael Guimarães William Martins – Repórter da TV Brasil Israel Cisjordânia Indonésia Turquia Argentina terça-feira, 21 Janeiro, 2025 - 18:33 3:46
Mais lidas
-
1GOVERNO DE ALAGOAS
Com investimentos de R$ 32 milhões, Paulo Dantas autoriza construção do aeroporto de Penedo
-
2EMBAIXADA DO BRASIL
Brasileira cai durante trilha a vulcão e aguarda resgate na Indonésia
-
3NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026
-
4ARAPIRACA
Imagens de câmera de segurança mostram comerciante envolvido em confusão horas antes de ser assassinado
-
5ASSASSINATO
Polícia divulga imagens de suspeito de matar adolescente com 51 facadas em Rio Largo