Alagoas
Polícia Militar promove evento sobre humanização na assistência à saúde

A Polícia Militar de Alagoas, por meio da Diretoria de Saúde, promoveu na tarde de segunda-feira (20), palestras e atividades voltadas ao tema da Humanização na Assistência à Saúde.
O evento foi presidido pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim e ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, reunindo todo o efetivo da diretoria, dos Centros de Saúde Metropolitano e do Interior e do Centro Integrado de Assistência, setores voltados à saúde mental, prevenção, segurança e promoção de bem-estar aos policiais militares.
A ação faz parte das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e visa despertar a conscientização, a promoção da saúde no ambiente de trabalho, além de reduzir a ocorrência de acidentes laborais e incentivar práticas que contribuam para a melhoria da saúde ocupacional.

A primeira palestra foi proferida pela especialista em Fisioterapia Hospitalar e Técnica em Humanização, Eluana Cavalcante, que tratou sobre o tema “O Acolhimento Humanizado no Atendimento”. Em seguida, a major da PM-AL, médica, especialista em Acupuntura e Medicina da Dor e pós-graduada em Psiquiatria falou sobre “Relacionamentos Interpessoais no ambiente de trabalho”.
As atividades contaram ainda com um momento de ginástica laboral com educador físico, dinâmicas e aplicação de vacinas. De acordo com o diretor de Saúde da PM-AL, coronel Sílvio Brito, a preocupação com a saúde é uma demanda permanente na corporação e esta é mais uma ação desenvolvida com o objetivo de manter preservadas as boas condições de saúde geral da tropa.
“Pensamos, ao planejar este evento, em desenvolver a humanização sobre os aspectos que envolvem saúde ocupacional, prevenção de acidentes e qualidade de vida. O intuito é capacitar os nossos militares da área da saúde, para que possam ser multiplicadores no desenvolver das suas atividades e em seus atendimentos, disponibilizando informações relevantes que possam garantir um bem-estar geral”, destacou o oficial.

Regulamentação
Na PM-AL, a Portaria Nº 62/2022 regulamentou a constituição, funcionamento e as atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho dos militares. O documento pode ser consultado na íntegra no Boletim Geral Ostensivo de 14 de setembro de 2022.
A CIPA tem por finalidade a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar permanentemente compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do policial militar. A regulamentação da comissão foi instituída em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 05 (NR 05), do Ministério do Trabalho.
Mais lidas
-
1CERIMÔNIA
Em Itaguaí, Lula afirma ter ouvido de médicos que está com 'saúde de 30 e vontade política de 20'
-
2DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Advogado tranquiliza pequenos agricultores sobre boatos de despejo: "A chance é zero"
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vice-prefeita Sheila Duarte denuncia ameaças e pede proteção policial
-
4REAGIU À ABORDAGEM
Suspeito de matar sargento da reserva morre em confronto com policiais militares, em Maceió
-
5ABALO SÍSMICO
Terra treme na madrugada deste domingo e assusta moradores de Arapiraca e cidades do Agreste