Geral
Capital tem estado de atenção para alagamentos e mais de 59 mil imóveis sem luz
As fortes chuvas que caem em São Paulo deixam toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos na noite desta quinta-feira, 16. A condição deve se manter até o fim do dia com a possibilidade de rajadas de ventos, segundo os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.
A capital chegou a encerrar o estado de atenção para alagamentos às 19h, mas voltou a indicar o risco para ocorrências pouco depois das 20h. Dados do centro indicam que a cidade registrou nove pontos de alagamentos na cidade - nenhum está mais ativo.
Os temporais atingem a cidade com maior intensidade entre os bairros de Perus e Pirituba, ambos na zona norte, além de Lapa e Pinheiros, na zona oeste. O Corpo de Bombeiros recebeu 12 chamados para quedas de árvores.
"O tempo segue instável durante a noite e, na ocasião de chuva, pode ocorrer rajadas de vento, formação de alagamento intransitável e descargas elétricas.
Ao todo, 74.147 imóveis na Região Metropolitana de São Paulo estão sem luz, segundo balanço da distribuidora Enel, divulgado às 20h. Deste total, 59.608 dos usuários são da capital.
A reportagem questionou a concessionária e ainda aguardava retorno até a publicação deste texto.
Desde às 13h30 da tarde de hoje, áreas de instabilidade se formaram sobre as cidades de Itapevi, Araçariguama e Cajamar e se deslocaram no sentido norte/sul, tangenciando o costado oeste da região metropolitana da capital.
Qual a previsão de chuva para os próximos dias?
Na sexta-feira, 17, a previsão é de tempo instável e chuvoso desde a madrugada, chuva intermitente, que ganha força no período da tarde, inclusive com potencial para a formação de alagamentos e elevação das cotas dos níveis de córregos e rios da grande São Paulo.
De quinta-feira até domingo, 19, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de temporais de intensidade moderada a alta que podem afetar todo o Estado. A expectativa é que chova entre 60mm e 90mm nos quatro dias.
Na quinta e sexta-feira, 17, as chuvas atingem principalmente a região metropolitana da capital, Campinas, Sorocaba, Litoral sul e a divisa de São Paulo com o Paraná, segundo o Climatempo.
No final de semana, apesar de a chuva diminuir na grande São Paulo, ainda deve haver o avanço dos fenômenos em áreas do Vale do Paraíba e do Litoral norte, em cidades como Caraguatatuba e Ubatuba.
Ainda segundo o Climatempo, além das chuvas fortes, há possibilidade de raios, granizo e rajadas de vento de 40km/h a 60mk/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta amarelo de perigo de chuvas intensas, não apenas em São Paulo, mas em quase todas as regiões do País.
As recomendações da Defesa Civil são para a população:
- evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios;
- manter-se em lugares seguros durante as tempestades;
- redobrar a atenção no litoral e em regiões com acúmulo de chuvas recentes.
Apesar das chuvas, as temperaturas não caem para baixo dos 20ºC.
Veja a previsão de temperaturas para os próximos dias:
- Quinta-feira: entre 20ºC e 25ºC;
- Sexta-feira: entre 21ºC e 27ºC;
- Sábado: entre 22ºC e 28ºC;
- Domingo: entre 22ºC e 29ºC.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos