Geral
Ufal divulga programação das aulas inaugurais da Calourada do semestre 2024.2
Campus Arapiraca inicia semestre no formato híbrido, cinco cursos serão presenciais e seis funcionarão com aulas remotas
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia o semestre letivo 2024.2 com a tradicional Calourada, momento em que recebe e acolhe os novos estudantes e promove a integração com os veteranos. A programação vai de 20 a 27 deste mês e acontece nos quatro campi: A.C. Simões, em Maceió, de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) em Rio Largo, Arapiraca, na sede e na unidade de Penedo, e do Sertão, em Delmiro Gouveia. O evento é organizado pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Estudantil (Proest) e de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com as coordenações dos cursos e centros acadêmicos. Este ano, a cerimônia que vai acontecer no auditório da Reitoria, na segunda-feira (20), terá transmissão ao vivo pela Rádio Ufal web.
Os estudantes que iniciam neste semestre foram selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.1 para o preenchimento das 5.423 vagas, em 109 cursos de graduação presenciais. Parte ingressou no 1º semestre, em julho do ano passado, e outra parte foi convocada para o 2° semestre do ano letivo, que começa agora em janeiro, na próxima segunda-feira (20). A Calourada deste ano tem como tema principal O poder da informação, com os subtemas Ética e responsabilidade na disseminação de informações, Poder e controle da informação.
Eliane Barbosa, pró-reitora de Graduação, saúda toda a comunidade estudantil no retorno às aulas, em especial para quem está começando agora. “É sempre uma alegria receber a comunidade estudantil, tanto quem está ingressando como quem já estuda na Ufal. Mas para os novatos e as novatas, temos uma programação específica para o acolhimento, quando podemos apresentar a universidade e dar todas as informações necessárias para a integração nas atividades”, ressaltou a docente.
Após a calourada, é preciso que os ingressantes procurem a coordenação dos respectivos cursos para as atividades específicas de acolhimento em cada unidade acadêmica.
Confira a programação completa das aulas inaugurais:
No Campus A.C. Simões, a solenidade de aula inaugural será presidida pela vice-reitora, Eliane Cavalcanti, que está no exercício da Reitoria, na segunda-feira (20), às 14h, no auditório da Reitoria. A palestra será proferida pelo jornalista Carlos Madeiro, do Institutro Zumbi dos palmares (IZP) e colunista do portal UOL, que abordará o tema central do evento.No dia seguinte, terça-feira (21), a aula inaugural no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), acontece às 9h, no auditório do local, sob a coordenação da pró-reitora Eliane Barbosa. O palestrante será com Roberto Amorim, jornalista e professor universitário, com vasta experiência em comunicação e análise de discurso, atuação profissional em jornalismo impresso, rádio, TV e webjornalismo, com ênfase em reportagem investigativa, chefia de redação e assessoria em Jornalismo Cultural.Na quarta-feira (22) será a abertura do semestre no Campus do Sertão, às 14h, no auditório local, com a presidência da mesa do pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima. O palestrante será o jornalista Carlos Madeiro.
O jornalista, formado pela Ufal, destaca que as duas palestras que vai proferir terão como foco a necessidade de lutar contra as fake news. “O mundo vive hoje um mundo paralelo que coopta pessoas a uma realidade ilusória. A universidade tem como missão defender sempre a verdade, baseado nos fatos e na ciência. O momento do Brasil e do mundo exige uma reflexão do papel de todos diante de um planeta que avança para o suicídio ambiental incentivado pelos negacionistas da realidade”, enfatizou o jornalista.
Ele falou também sobre a emoção de ser convidado para proferir a aula inaugural. “A Ufal é a maior casa da ciência em Alagoas, que me formou e formou milhares de alagoanos; mas também ajuda a sociedade com sua profusão do conhecimento. Sair da condição de estudante formado para falar a novos alunos é uma sensação incrível, que espero transformar em um papo produtivo e construtivo”, relatou Madeiro.
Na sexta (24), acontece a aula inaugural na Unidade Educacional de Penedo do Campus Arapiraca, às 19h, que será conduzida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Cezar Nonato. A palestra será proferida pelo professor Jário José dos Santos Júnior.
Campus Arapiraca
A aula inaugural do Campus Arapiraca será na segunda-feira (27), às 19h, presidida pela vice-reitora, Eliane Cavalcanti. O palestrante convidado para falar sobre o tema da Calourada, O poder da informação, será o professor Israel Alexandria Costa.
Em virtude da reforma que está sendo feita nos blocos de salas de aula do campus, cinco cursos vão iniciar o semestre com aulas presenciais, são eles: Medicina, Enfermagem, Administração Pública, Letras e Pedagogia. Os demais cursos da sede também vão iniciar o semestre letivo, mas com aulas no formato remoto até que as obras sejam concluídas.
A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho do Campus, levando em consideração o calendário acadêmico 2024.2 aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufal.
A Gerência de Infraestrutura (Geinfra) emitirá comunicados diários sobre o andamento da reforma dos blocos A e B, para que os estudantes sejam convocados presencialmente tão logo as questões estruturais estejam resolvidas.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos